HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

Cell Games #1
Post por Cell
Olá a todos! Eu sou o Cell, nome verdadeiro, Pedro. Tenho 19 anos e vivo nos arredores de Lisboa. Comecei a ver wrestling aos quatros anos na RTP1 e depois de uma longa pausa, recomecei a ver na Sic Radical em 2004. Costumo comentar as crónicas do Btaker22, um grande amigo meu. Foi ele que deu esta ideia e aqui estou com a minha primeira crónica.

Como tema pensei em falar, não em wrestlers ou Divas, mas nalgo mais geral. Com os rumores que andam por aí de a WWE querer tematizar os PPVs, decidi fazer uma retrospectiva aos shows e PPVs das várias brands da WCW, WWF, WWE, TNA e ECW. Na prática nesta crónica meterei frente a frente shows e PPVs. Qual deste grupo será mais importante? De modo a sabermos a resposta, analisemos as duas facções.


PPV VS. Shows: WCW




Ao longo dos tempos, tivemos várias brands com os seus shows semanais. Já na WCW, tínhamos duas brands: a Thunder e a Monday Nitro. Mas, verdade seja dita, para quem via esses shows naquela altura, é impossível lembrar-se de todos os combates importantes que aconteceram. Rivalidades passadas como Dragon vs. Flair serão esquecidas? Então, serão assim os shows tão insignificantes? Claro que não! Quem é que não se lembra da quantidade de botches, erros e falhas que os wrestlers, árbitros, GM e Staff faziam? E isto acontecia quase todas as semanas. Lembro-me na altura ouvir dizer “Aquilo é uma palhaçada. Alguns estão lá, só pelo dinheiro. Nem tentam fazer bem os segmentos.” Após ouvir isto, quem no seu perfeito juízo ia ver wrestling? Ninguém!

Contudo, houve algo que salvou a WCW de desgraça total. Tal como já referi, a WCW teve grandes rivalidades. Mas não é pelos shows que serão relembradas, é pelos PPVs. Nestes shows especiais, ali sim é que se notava um maior rigor, um maior cuidado. Resumindo, na minha opinião, se quiserem ver old school, algo da WCW, vejam os PPVs, que ficam mais satisfeitos do que se tivessem visto tudo. Temo que venha a ser odiado por causa do que disse e direi aqui sobre a WCW, mas esta é a minha mais sincera opinião.


PPV VS. Shows: WWF




Ao ver o título da segunda parte da minha crónica, podem pensar: Porquê diferenciar WWF da WWE? A pergunta tem a sua lógica. Na prática e teoricamente, a WWE é a WWF, apenas mudou de nome. Eu até concordaria com isso, há três ou quatro anos atrás. Contudo, agora em 2009, sinto-me obrigado a fazer esta distinção. Como deve ser do conhecimento de um fã de wrestling, a WCW foi comprada pela WWF. Ou seja, a WWF detinha os contractos de todas as Superstars, nomes de PPVs, shows, manobras, etc… da WCW. Mas comparar uma à outra é pura estupidez. Desde cedo notou-se que um certo Vincent Kennedy Mcmahon tinha jeito para o show business. Ainda quando a WCW existia, já a WWF andava a mostrar o que era verdadeiro entertainment. Depois da compra da WCW, os shows passaram a ter outro significado. Eram verdadeiramente importantes, quer para as rivalidades, quer para ocasiões especiais. Eram raros os botches em segmentos e promos e cada manobra que vendiam parecia ser mais real que a anterior. Descobriu-se que a culpa da palhaçada que era a WCW não era dos wrestlers, mas sim de quem a geria.

Como se esta demonstração de bom espectáculo e empenho não fosse suficiente, Vince Mcmahon teve a brilhante ideia de criar um PPV de uma magnitude tão grande que a sua História nunca seria esquecida. Estou a falar da Wrestlemania. Muitos podem dizer que é apenas mais um PPV. Mas não. A Wrestlemania foi sempre promovida como o maior espectáculo de Sports Entertainment, como local onde wrestlers tornam-se Superstars e Superstars tornam-se lendas. Apenas mais um PPV? Não. O melhor dos PPVs? Não. Para mim a Wrestlemania conseguiu revolucionar a definição de PPV. Já não era apenas um PPV, era algo único. E o termo “único” é que fez nascer a Wrestlemania e torná-la naquilo que ela é. Se não fosse a Wrestlemania se calhar ainda estávamos na WWF e carreiras de lendas como Undertaker ou Shawn Michaels não tinham sido imortalizadas. Na WWF, os PPVs ganham em termos de importância, mas por uma margem mínima, pois havia shows que conseguiam ter um nível de PPV. Para mim, a WWF foi uma Golden Era do wrestling, onde tudo estava bem delineado e equilibrado e merece ser vista e revista, não só os PPVs, mas também os shows.


PPV VS. Shows: WWE




Atenção que a WWE de que vos falar e opinar é na WWE de há dois, três anos atrás até agora. E o que aconteceu há dois, três anos atrás? Como todos sabem, a WWE e a WWF tinham vários PPVs exclusivos. Uns eram da Raw e outros eram da Smackdown! Contudo, há dois, três anos atrás a WWE eliminou essas barreiras e todos os PPVs passaram a ser como os quatros grandes, inter brand. Na minha opinião esta alteração trouxe mais desvantagens do que vantagens. Como vantagem, apenas temos a possibilidade de definir melhor as rivalidades. Um PPV por mês dá a possibilidade de não alongar muito a feud e também de haver mais rematches. E sem ser isso não serviu para mais nada. Agora, num espectáculo de 3 horas, temos combates da Raw, Smackdown! e ECW. O combate de Divas e combates sem título em jogo, algo tradicional em PPVs, desapareceu quase completamente para dar lugar aos Main Events de cada brand. Ou seja, os Mid e Mid Low Carders deixaram de ter oportunidade de competir num PPV, onde antigamente poderiam mostrar o seu verdadeiro potencial, num culminar de uma rivalidade. Bem, esperemos então que os Main Events sejam mesmo bons. O problema é esse, é que não são e por isso os PPVs da WWE têm decrescido de qualidade, comparados com edições de anos anteriores.

Felizmente existe a Lei da Equivalência. Os PPVs têm sido piores, mas os shows têm sido muito trabalhados e melhorados. A Raw foi sempre de grande qualidade, por vezes melhor que certos PPVs, mas agora já não está sozinha no topo. A própria Smackdown!, neste último ano, cresceu exponencialmente de qualidade, tudo graças a uma grande senhora que é capaz de ser a melhor Heel GM de todos os tempos, Vickye Guerrero. A própria ECW, que já foi considerada como brand de desenvolvimento para os wrestlers, está agora a assistir ao nascimento de uma Stable muito promissora. Na WCW e WWF era raríssimo ver Title Matches nos shows semanais. Agora, é a coisa mais natural. Isto pode querer dizer que a WWE tem noção de que os shows semanais também são importantes, algo que já deviam saber há muito tempo. Custa-me perceber como é que seguidores desta modalidade conseguem perceber as rivalidades e outras coisas, dizendo que só vêem os PPVs. Se eu já estivesse farto de wrestling, das duas uma, ou não via nada ou só via os shows semanais, porque cada vez mais os PPVs são banalizados, os shows são cada vez mais promovidos e há rivalidades bem interessantes que nem chegam a PPV.


PPV VS. Shows – Especial: ECW e TNA, uma solução?

O título desta parte é bem explícito. Deverá a WWE olhar para a TNA? Quando a TNA começou, notou-se logo que poderia ser uma verdadeira ameaça à WWE. Considerei e ainda considero a sua X Division muito melhor que a Cruiserweight Division da WWE alguma vez foi. Para não falar da Knockout Division. Nada parecido com a WWE, onde as “gajas mais boas” eram as que tinham mais tempo de antena. Na TNA não se via uma única mulher que não soubesse lutar. Podiam ser feias, mas sabiam o que era wrestling. O problema da TNA foi terem tido demasiadas hipóteses de ultrapassar a WWE. Quiseram apanhar os restos da WWE e esqueceram-se das suas estrelas, que num futuro muito próximo irão para companhia rival. Se virmos um show da TNA agora, vemos desorganização total no card. Não há Main Eventers, Mid Carders, etc. E infelizmente para a TNA, esta ainda gira em torno de wrestlers de topo que saíram da WWE. Eles próprios dizem que na TNA não têm de trabalhar tanto como na WWE, e a TNA permite isso. A WWE deve aprender com a TNA? Não, nem pensar. Uma empresa que quer ultrapassar a WWE não pode relaxar assim tanto. Tem de se esforçar ainda mais do que a WWE.

A outra vertente que a WWE poderia ter era a de adoptar a mesma da ECW antiga. Embora não seja muito famosa, foi a ECW que criou o Rey Mysterio, Edie Guerrero, Chris Benoit, Chris Jericho, etc… todos eles grandes wrestlers. A ECW também era símbolo de inovação, pois todos os combates eram Hardcore. Nos PPVs era a mesma coisa, mas ainda mais extremo, para além de cada PPV ter o seu tema. A WWE também tem disso: Wrestlemania, the biggest PPV of Sports Entertainment; Summerslam, the biggest party of the Summer; Survivor Series, survive as a team; Royal Rumble, the road to Wrestlemania begins here. Daí serem os quatros grandes, têm frases cliché a promovê-los. E parece-me que essa é a solução, e muito boa na minha opinião, de a WWE tematizar todos os PPVs. Assim é muito mais fácil promovê-los, porque são únicos, originais e os fãs, assim, ficam muito mais ansiosos e curiosos para vê-los.

Aqui fica a minha primeira crónica. Respondendo à pergunta do início, qual deste grupo será mais importante? A resposta é simples. Os dois. Os shows são importantes para construir os combates que devem culminar no PPV. Infelizmente, por vezes, nem a WWE nem a TNA obedecem a esta regra, que é vital no mundo do wrestling e que se reflecte na qualidade dos seus espectáculos.

Espero que tenham gostado da crónica! Ah e bada bada bada!

Etiquetas:



Enviar um comentário

 





Anonymous Anónimo comentou:
Gostei muito para estreia! Boa análise a shows, ppvs, etc.

Parabéns.
27 de junho de 2009 às 15:36  
Blogger Btaker22 comentou:
Em primeiro lugar, bem vindo ao WA, Cell!

Gostei bastante da crónica, para além de teres uma boa escrita, discutiste um tema diferente do que vemos habitualmente. Para mim, em qualquer federação, os shows têm que ser muito bem trabalhados para que os PPV's possam também ser muito bons!

Tens alguns pequenos erros, mas é coisa que com o tempo corrige-se. Continua assim!
27 de junho de 2009 às 15:43  
Anonymous Anónimo comentou:
BADA BADA BADAAAAAA
27 de junho de 2009 às 15:50  
Anonymous Anónimo comentou:
Ah e tal estamos com excesso de cronistas e tal...
27 de junho de 2009 às 18:33  
Blogger 14 comentou:
^ Tanto medoooo. Faz login ;)

Antes de mais Bem-vindo ao Wrestling Alliance, Cell!

Espero que te divirtas por cá e que cresças como cronista.
Quanto ao tema, sou a favor dos PPV's "temáticos", cada um com a sua característica, porque ás vezes torna-se cansativo, pois nos shows existe igual. Os shows têm a sua importância, como uma demonstração ao público, mas é nos PPV's que se vêm os melhores (lógico, aparentemente só marcam lá presença os melhores...nem sempre) e que ficam combates para a história.

Boa sorte! Abraço!
27 de junho de 2009 às 18:51  
Anonymous Anónimo comentou:
Estes Ah e tal não sou estranhos! É O HUGO HHH!
27 de junho de 2009 às 19:01  
Anonymous Anónimo comentou:
P.S: Grande crónica de estreia Cell! Não sei se é a primeira vez que escreves ou não mas os meus parabéns!
27 de junho de 2009 às 19:02  
Blogger Captain_Charisma comentou:
Bem-vindo! Gostei bastante. Uma boa escrita e coerência nas ideias, como também uma boa escolha de tema. Espero pelas próximas.

Cumps
27 de junho de 2009 às 19:26  
Blogger TheGuzzman comentou:
Cuidado com os "nalgo", de resto, muito bom.
27 de junho de 2009 às 20:10  
Anonymous Anónimo comentou:
E tu cuidado com a visão! "Os"? Só escreveu isso uma vez LOOOOOOL.
27 de junho de 2009 às 20:25  
Boa estreia, tens tempo para melhorar, abraço.

GM
27 de junho de 2009 às 20:53  
Anonymous UltimateWarrior comentou:
A crônica tá muito boa, é um tema interessante e que nunca vi em uma crônica. Continua com o bom trabalho!!!!!!!!!!!!!
27 de junho de 2009 às 22:22  
Blogger TheGuzzman comentou:
Enfim, demonstraste uma incapacidade tal de raciocínio que nem te vou responder.
Get a life.
27 de junho de 2009 às 22:42  
Anonymous Anónimo comentou:
F*** Y** Slayer!

Vou estar atento aos teuS erroS no Naviv.
27 de junho de 2009 às 22:49  
Blogger Bruno@ comentou:
Este anónimos precisam de arranjar uma vida mas também uma conta LOL
27 de junho de 2009 às 22:57  
Blogger TheGuzzman comentou:
É bom ver que não tens nada para fazer, além de me tentares deitar a baixo. Aprecio isso, mas, mais uma vez, get a life.

Fica bem
27 de junho de 2009 às 23:07  
Anonymous Anónimo comentou:
Deixa lu que tu tambem ja vieste aqui 3 vezes (ou mais) só para ver se eu respondo.

Abraço.
27 de junho de 2009 às 23:12  
Anonymous Anónimo comentou:
Ah ja agora achei piada tu acreditares que ia fazer akilo do naviv lOOL

PS: nao estou à espera de resposta.
27 de junho de 2009 às 23:28