HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

This Fire Burns For The 13th Time - Friends Or Enemies (2/2)
Post por Anónimo
Friends Or Enemies?


Saudações. Após quase dois meses como membro honorário do Wrestling Alliance, retomei à minha rotina blogosférica, mas desta vez com algumas novidades. Uma delas, e como está à vista de todos é que deixei a administração. Não me perguntem porquê, pois isso não é importante, o que interessa é que o meu papel neste blog será o de um cronista semanal, que brevemente (na próxima semana) mudará o formato das suas crónicas. Deixando-me de rodeios, passemos então ao que me traz por aqui no dia de hoje.

Para o caso de já não se recordarem, na passada edição eu iniciei um tema que foi dividido em duas partes, e assim o será. Hoje, trago-vos a segunda e última edição que relaciona dois dos melhores wrestlers da actualidade, Orton e Edge. Para podermos tirar algumas conclusões, esta crónica será praticamente uma pequena análise dos lutadores nas quatro principais características necessárias para brilhar na empresa.


Ring-Skills

Randy Orton: Orton tem um finisher credível – assim como o resto das suas manobras – e consegue perfeitamente gerir um combate com psicologia. O único problema é que quando é ele que controla os combates, estes tornam-se um pouco secantes… Não entendo porquê, ele tem tudo para conseguir despertar a atenção do público… Talvez seja por ser heel, e como sabem os “maus da fita” raramente mostram todas as suas capacidades em ringue, eles deixam esse papel para os faces, que como “bonzinhos” que são devem impressionar mais os espectadores.

Edge: Desde sempre que os combates de Adam garantem qualidade, era assim nos tempos que fazia Tag Team com Christian e ainda o é em Singles Matchs. Mas se repararem, Edge é mais do género de levar, limitando-se a contra-atacar, enquanto o seu adversário conduz grande parte do combate. Mesmo assim, a sua resistência é notável e ele acaba por sair vitorioso de muitos deles. Isso prova que ele não se importa de ser o saco de boxe e acaba por ser recompensado por isso… Apesar de ele nunca ter sido portador de um corpo que lhe permitisse efectuar grandes movimentos, sempre demonstrou qualidades técnicas elevadas, talvez até mais do que as de Orton.


Mic-Skills

Randy Orton: Ao micro, Orton diz as coisas decentemente, com a emoção e com a convicção com que elas devem ser ditas. Apesar de por vezes tornar-se um pouco repetitivo, não vejo nenhum outro problema que não me permita afirmar que Orton é muito bom neste parâmetro.

Edge: Não há muito a dizer, praticamente são elogios… Edge simplesmente não tem problemas no que toca à prenuncia, não se atrapalha nada (o que é de louvar, pois ele nunca foi de falinhas mansas), usa a expressão facial adequada a cada situação… Quase perfeito, mas como 2009 é o ano das críticas pode-se dizer que Edge exagera um pouco, pode ter a ver com a sua gimmick mas o que é certo é que algumas das suas expressões acabam por tirar credibilidade ao wrestling.


Carisma

Randy Orton: A cada Segunda-feira que passa este jovem tem se revelado uma superstar carismática. Duas das coisas em que Orton se destaca são nos olhares e no medo das consequências das suas acções. Estas duas características têm sido fundamentais na ascensão de Randy em toda a empresa como um derradeiro “mauzão”. Ele está obviamente no auge da sua carreira e é o heel mais reconhecido como tal, por ser aquilo que é, mas essencialmente porque no futuro será, certamente, ainda melhor.

Edge: Para mim e muitos outros indivíduos, Edge está no Top 5 dos wrestlers mais carismáticos na WWE! Há imensa gente que o costuma apupar, mas na verdade e o mais correcto, é que muitas dessas pessoas o veneram, como a grande estrela que é seja a entreter ou a combater.


Gimmick

Randy Orton: Actualmente, a gimmick de Orton discorda em vários aspectos da antiga (de Legend Killer), que eu sinceramente preferia. O “Assassino das Lendas” pôs-se a andar e um novo Orton chegou à WWE. Este Orton já não tem como objectivo aniquilar as lendas e tornar-se numa delas, este baseia-se na conquista de títulos e no sofrimento dos seus oponentes. Eu pelo menos tenho saudades desses velhos tempos, mas no entanto, é esta personagem de psicopata que tem ajudado Orton a estagnar-se no Main-Event.

Edge: Não é por acaso que é qualificado como a Rated R Superstar, não é por acaso que Ultimate Oportunist é outra das suas designações e nem é por acaso que ele é o derradeiro Master Manipulator… Seja dentro ou fora de um ringue, Edge mantém a sua postura de um lutador irreverente, controverso, arrogante, convencido, oportunista e manipulador. Tudo o que este ser põe em prática é em função da angariação de mais títulos no seu esbelto currículo. É absolutamente extraordinário como uma pessoa como todos nós tem capacidades para executar o seu trabalho com tanta perfeição… Mesmo assim, esta gimmick já foi bastante “exprimida” e suponho que se não existirem aquelas louvadas de ideias fresquinhas a estrear por Adam, não durará por muitos mais anos…


Como sabem, este confronto continua a ser pouco provável, mas outro acto que certamente faria a diferença era a mudança de brand de algum destes profissionais. Mas de qual? Essa é uma das questões que eu pensava que ficaria esclarecida na Draft 2009, mas não ficou e agora temos de esperar quase um ano para a resolver de uma vez por todas. Mas será em 2010? Porque não em 2011? Ou até mesmo em 2012? Esperemos (eu pelo menos espero) que não, mas cada vez acredito mais que tão cedo não veremos tal batalha. Mas de facto não é estritamente necessário que haja uma mudança! Sim, creio que com Donald Trump na liderança da Raw, show´s de três horas não devem faltar, com combates entre os wrestlers dos três dias da semana (Segunda, Terça e Sexta-feira) … Isso agrada-me bastante…

Ho, mas para que me encho de esperanças? Não vale a pena estar aqui em busca das hipóteses se na WWE gostam de ser imprevisíveis. Porque me dou a este trabalho se apenas saiu com esperanças desnecessárias? Eu poderia continuar para aqui a sugerir inúmeras estratégias, analisar tudo ao promenor, mas para que? De que me serve isto? De nada, na empresa de Vince Kennedy McMahon tudo pode acontecer, e neste caso o mais certo seria um face turn, mas de quem? E quando? Nunca se sabe, na WWE nunca se sabe…

PS.: Eu sei, a crónica não está nada de especial e nem me estou a tentar desculpar, mas estive imenso tempo parado, quase já nem sabia escrever um artigo... Penso que neste regresso mereço uma mini-desculpa, a próxima prometo que irá ficar melhor (também não é difícil). Fiquem bem.

Etiquetas:



Enviar um comentário

 





Anonymous Anónimo comentou:
Bem, eu até gostei e não acho que esteja assim "mal" como dizes. Faz-me lembrar os meus "Final Showdown", no Wrestling Fever.

Em todo o caso, bom regresso, CM.
26 de junho de 2009 às 15:11  
Blogger 14 comentou:
É bom voltar a ver-te! Espero que agora não pares!

Quanto à crónica gostei, estamos a falar de uma grande dupla do passado e de dois grandes wrestlers no momento!

Abraço!
26 de junho de 2009 às 23:34  
Blogger RKO comentou:
Boa crónica!

Ring-Skills-Empate
Mic-Skills-Edge
Carisma-Orton
Gimmick-Empate

Enfim, é bem complicado de escolher o melhor dos 2, mas mesmo assim se tivesse de escolher algum, escolhia o Edge, embora o Orton tenha muitos anos á menos de carreira em relação a ele.

Continua ;)
27 de junho de 2009 às 08:57  
Blogger GhostRider comentou:
Eu gostei :)
Continua o bom trabalho, CM.
27 de junho de 2009 às 14:36  
Blogger Jacknife comentou:
Muito bom CM, tas de parabens!

Foi uma grande dupla, mas nao me parece que voltem a juntar-se!

Continua;)
27 de junho de 2009 às 14:39  
Blogger Gold Standard comentou:
Não está assim tão má como dizes. Até foi bem boa.

Tal como tu, gostava muito de ver uma feud entre Orton e Edge.

Gosto mais de ver o Edge no ringue. Mostra-se inferior aos adversários, tendo de sacar algo da cartola, tal como em muitos combates contra o Undertaker, Batista, etc.

Em Mic- Skills, não consigo compará-los, ambos têm um grande desempenho.

Em carisma, Orton dominca e em termos de Gimmick são algo diferentes, mas conseguem interpretá-las na perfeição. Não dou ninguém ocmo melhor. É muito difícil.

Continua ;)
27 de junho de 2009 às 14:41  
Blogger André Morais comentou:
Parabens... Voltaste com estilo e é o que importa... Uma crónica bem estrturado e bem feita... Muito bem feita... Agora é sempre a subir... Foi voltar a ver coisas tuas... Fica bem..
27 de junho de 2009 às 14:42  
Anonymous Anónimo comentou:
Antes de mais, bom regresso. Gostei da fluidez do teu texto, apesar de achar que tens muito que amadurecer no que concerne a escrita. Quanto ao texto, confesso que não tinha lido a primeira parte, mas estou a ler a segunda, e pareceu-me uma opinião que é bastante semelhante a minha.
Por partes, analisaste Randy e Adam. Confesso que são dois wrestlers bastante talentosos, com bastante espaço para crescerem um pouco mais (apesar de Edge não ser tão novo assim). Representam ambos um óptimo papel, que apesar de tudo, não se deverá voltar a aliar, pelo menos a curto/médio prazo.

Quanto aos parâmetros que avaliaste, concordo com grande parte deles, e subscrevo que a gimmick do Edge de facto esta bastante gasta. Contudo, não consigo visualizar outra para esta personagem.
Continua o bom trabalho.
27 de junho de 2009 às 14:58  
Blogger João Lopes comentou:
Bora CM!
O que mais gosto no Edge é as Mic-Skills.. simplesmente divinais e no Orton as Ring-Skills!
Bom texto, continua ;)
27 de junho de 2009 às 15:36