HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

Back In Black VI - Campeões sem ouro
Post por Menaia
Com a vitória de Jeff Hardy e a consequente coroação de World Heavyweight Champion, no Night Of Champions, surgiu-me um pensamento deveras curioso. Parecendo que não, Jeffrey Nero Hardy já conseguiu almejar 3 títulos mundiais sem ter qualidade para tal (pois, porque, a meu entender, Jeff Hardy só vende porque tem carisma e desempenha uma gimmick interessante para as crianças - principais consumidoras da WWE nos dias correntes; o talento e a psicologia de ringue... 0, ou lá perto disso, um autêntico "spot monkey").

Por consequinte, o tema do artigo com o qual vos brindo aqui hoje é nada mais, nada menos, do que aqueles "injustiçados", chamemos-lhe assim, que apesar de nunca terem vencido um título mundial (com muita pena minha, pois deviam!), continuam a ser relembrados pelos seus
actos marioritariamente dentro do ringue. Acompanhem-me, então, nestes meus pensamentos digitados no que ao wrestling diz respeito.

- "Hot Rod" Roddy Piper

Por incrível que possa parecer, "Rowdy" Piper nunca venceu nenhum título mundial. Embora tenha um vasto palmarés no que a títulos diz respeito, Piper nunca almejou o dito "ouro de primeira linha" na sua vida. Porquê? Basicamente era a "Hulkamania" que se fazia sentir no auge da carreira do "Hot Rod". Inclusive li algures por aí que as pessoas, durante aquele tempo, pagavam não para ver o Hogan a ganhar, mas sim para ver Roderick George Toombs perder. Era isso que vendia, dado que Rod fora considerado como um dos melhores de sempre de cariz heel.
Quem não se lembra dos famosos Piper's Pit?
Claro, estes shows marcaram uma época, bem como a promo onde ele se pintava metade preto/metade branco (pesquisem no Youtube e de certo que encontrarão). Em jeito de conclusão, Roddy nunca logrou um word title, mas também não deixará de ser esqueçido, independemente do que almejou; atrevo-me a referir que ele apesar de não ser um primor no ringue, nasceu para isto. Adiante...



- Ted DiBiase Sr.

Cheio de potencialidades "in ring", o eterno "Million Dollar Man" teria tudo para singrar: uma gimmick absolutamente avassaladora naqueles tempos; um dom incalculavél ao microfone; capacidade de desenvolver bons combates; enfim, inúmeras características que seria impossível ser, passe a redundância, um fracasso. Todavia nunca ostentou um cinto digno de tanta qualidade, para bel-prazer de muitos.

Creio que, o mais próximo que o pai do Ted DiBiase Jr. esteve de um título mundial, foi numa storyline onde este fora comprado (em kayfabe) a Andre The Giant. Em linhas gerais, a carreira de Ted baseou-se, no que toca a títulos, nisto: uma vez WWF North American Heavyweight Champion (o equivalente ao Intercontinental Title); três vezes WWF World Tag Team Champion (com I.R.S); e por duas vezes Million Dollar Champion. Não esqueçer o torneio King of The Ring que também foi ganho por este senhor, salvo erro em 1987. O que impossibilitou, então, a ascensão ao pódio de DiBiase? Simples. Mais uma vez foi devido ao fenómeno Hogan, naquele momento o importante era difundir a "Hulkamania" (foi tal e qual o que aconteceu a Roddy), para gáudio de muitos, tristeza de outros, mas é a vida, e essa, às vezes, é injusta, meus caros.

- Bruiser Brody

Confesso que pouco ou nada sabia acerca de Brody... até ter tido uma agradavél conversa sobre wrestling com o meu grande amigo - e administrador deste blog - edgehead. "O pai do estilo Brawler", assim era "apelidado" Frank Donald Goodish que, embora seja pouco reconhecido na CWO actualmente, inovou na maneira de combater. Criou um estilo, digamos. Com uma certa maneira mais "stiff" a combater, Bruiser porpocionava e conduzia agradáveis contendas, isso era inegável... Em poucas palavras, o homem era um espetáculo! No entanto, e à semelhança do que é aqui tratado hoje, Frank nunca foi contentor deste ouro como muitos actualmente o são (alguns até em excesso, mas isso são outros apartes).

O que se impõe neste momento é o "Porquê?". Respondendo a essa questão, o Sr. Goodish passou a maior parte da sua vida no Japão, foi lá que ganhou nome e creio que nunca pisou em terras de Vincent Mcmahon, por consequinte é normal que não seja tão conhecido como é hoje no Japão, ao passo que também é normal não deter nenhum World Title no palmarés. Se é um dos melhores? Disso ninguém dúvida!

- Owen Hart

Há quem refira que Owen foi mais talentoso em vida que o seu irmão, eu não descuro totalmente essa hipotese (contudo, viveu na sombra de Bret...), ainda assim há que reconhecer valor ao Bret "The Hitman" Hart (muito, até!). Talhado para grandes voos, com uma família com história no wrestling, desde cedo que Owen mostrou perfeição (ou algo muito próximo disso) no "squared circle".

Com uma química com os seus oponentes de outro mundo, com um físico intransponível e com uma habilidosa capacidade de ser bom tanto a heel como face, atrevo-me a dizer que Hart só não logrou um título do mundo... porque morreu, infelizmente. E penso que é esse o principal motivo. Não se sabe se alguma vez o veríamos como "Champion of The Wolrd", mas o certo é que este senhor é intemporal. Para a história ficam momentos como a Tag Team com Yokozuna (nos tempos da WWF), a sua gimmick de "Blue Blazer", entre muitos outros feitos. Por isso tudo eu só tenho a dizer: Thank You Owen.

- Mr. Perfect

Como é se quer possível este homem, feito quase por Deus (dado a sua perfeição física e a excelencia em ringue), nunca tenha possuído um título mundial de uma grande empresa (sim, pois Curt só possuiu um World Title da AWA)? Com muita pena minha que digo que este senhor merecia mais. Cometendo uma inconfidência, eu pouco sei sobre a "vida e obra" de Curt Heenig, mas julgo saber o suficiente para dizer que o homem era algo de extraordinário no ringue (está no meu lote de preferências de sempre)! Pena só ter obtido uns títulos Intercontinentais, but well... Certamente que muitos fãs que aplaudem Curt, não pensam que aquele símbolo de perfeição nunca logrou atingir um título mundial.

Qual é a conclusão a tirar destes cinco casos?

Bem, é de salientar que os títulos (mundiais ou não; se bem que me foquei hoje nos mundiais) não são tudo no pro-wrestling, pois não é por tal facto ocorrer que significa que são os melhores (depois desse cepo chamado Khali ter vencido o World Heavyweight Championship em 2007 acho até possível um anão vencer alguém com um apelido Guerrero... Ah, mas isso já aconteceu!).

Abolindo brincadeiras, quero sublinhar o facto que poderia ter falado de muitos outros nomes, como Jake “The Snake” Roberts, Jimmy Snuka, Scott Hall, Dean Malenko, British Bulldog, Finlay, William Regal, enfim, mil e um nomes, ainda assim penso que estes são os "injustiçados" mais crassos da história do wrestling mundial - atenção, não quero com isto dizer que foram maus wrestlers, é por eles terem talento que deveriam ter sido campeões. Não passam de campeões, é certo, mas campeões sem ouro.

Até Terça-feira, já que apartir desse dia será postado o meu artigo semanal, deste dia em diante.


Napster

Etiquetas:



Enviar um comentário

 





Anonymous Ofélia comentou:
Acho-te um excelente escritor, mas falhas em palavras como "agradavél", quando parece lógico que é "agradável", entre outras.

Ainda assim, bom texto. ;)
31 de julho de 2009 às 11:19  
Blogger Menaia comentou:
Ofélia, sim de facto dei uns erros, vou emendar agora. Obrigado pelo toque. ;)
31 de julho de 2009 às 12:57  
Blogger MissSantosCena comentou:
Bom artigo Naps, mais uma vez :)

E acho que a conclusão que tiras é bastante verdadeira!
31 de julho de 2009 às 14:53  
Blogger Crazy Boy comentou:
Gostei muito Napster.

É realmente importante o facto de a vida ser muito injusta.
Bons exemplos, tanto os de Hart e Piper (entre os outros) como o de Khali e Hardy.
31 de julho de 2009 às 15:29  
Blogger Dias Ferreira comentou:
Bem Napster, tens realmente aqui um belo artigo...parabéns ;)

Falando primeiro no que toca ao Jeff Hardy, devo dizer que já não concordo muito quando o apelidam de "Spot Monkey" e olha que eu fui um dos seus maiores críticos. Mas, a verdade é que ele melhorou muito e agora consegue oferecer bons combates e aplicar o seu move set (sim, porque agora ele tem um move set definido e antes não tinha) com inteligência e uma sequência lógica. O grande problema continua a ser, na minha opinião, as fracas mic skills. Quanto ao três títulos já conquistados...bem, temos de ver que neste momento a WWE não abundam em main eventers e, como tal, tem de utilizar o que vai tendo à disposição!

Relativamente ao artigo em si, devo dizer o seguinte:

1 - O Roddy Piper nunca conquistou nenhum título mundial, porque sempre foi um wrestler que não gostava de assumir compromissos de longa duração. Ele soube gerir a sua carreira e popularidade como nenhum outro, afastando-se e regressando sempre no momento certo, e de forma a que os fãs nunca se fartassem dele. Soube sempre conservar-se, contudo, esta forma de gerir a carreira tem custos, e o facto de nunca ter sido WWF/WWE Champ, é um reflexo disso;

2 - Na verdade, o Ted DiBiase (por Ted Dibiase Sr. é o seu pai), até foi campeão por uma vez, quando o Andre The Giant conquistou o título e lho deu...o problema foi aquilo ter sido considerado ilegal e o título ter ficado "vacated". De qualquer modo, julgo que nos anos 80 seria sempre complicado ter dado um título ao Ted DiBiase, afinal de contas, mesmo como heel foi utilizado grande parte das vezes como manager do Andre The Giant e de outros "Big Heels" que a WWF ia lançando...depois, o número de eventos e shows era muito menor do que na actualidade e, para além disso, o Vince McMahon limitava as escolhas para campeão, a apenas três ou quatro wrestlers (como o Hulk Hogan, o Randy Savage e o Ultimate Warrior). De qualquer modo, concordo que merecia ter tido pelo menos um reinado, tal como penso o mesmo em relação ao Piper;

3 - Sem dúvida que o Bruiser Brody foi um grande wrestler, no entanto, também era "meio-louco"...tens de perceber uma coisa, houve wrestlers que nunca foram talhados para serem campeões, mas sim para proporcionar bons combates e conseguir credibilizar os escolhidos para campeões...o melhor wrestler, não tem de ser o melhor lutador! Olha para o Buiser Brody como para um Chris Benoit, não lhe ficava mal um reinado, mas a sua posição e função não era realmente a de carregar o título;
31 de julho de 2009 às 17:27  
Blogger Dias Ferreira comentou:
4 - Se não tivesse morrido, acredito que pudesse vir a conquistar um ou outro título de campeão mundial. Contudo, aqui está outro wrestler que sempre deu mais importância aos combates e ao que se faz dentro do ringue, do que à parte enterteinement (embora conseguisse ser melhor que o irmão neste aspecto)...e já se sabe que na companhia do Vince, isso é quase um handicape mortal para quem sonha ser a cara da companhia. Depois, temos de nos lembrar que quando ele morreu, ainda era jovem, tal como o Triple H...wrestler com quem "feudava" frequentemente pelo título europeu ou intercontinental;

5 - O Mr. Perfect também tenho de concordar contigo e acho, que mais do que todos os exemplos anteriores, foi aquele que mais custou não ter visto tornar-se campeão mundial. Mas a verdade é que aquando da sua primeira passagem pela WWF, era jovem e tinha o caminho tapado pelas grandes estrelas (Hulk Hogan, Randy Savage, etc)...depois, passou para a WCW e teve os mesmos problemas, não só por causa de estar tapado pelos mesmos wrestlers (que também se transferiram para lá), mas porque ainda apareceram mais (como o Sting ou o Ric Flair). Quando regressou à WWF já estava numa fase descendente da sua carreira e, a verdade, é que o Vince não estava disposto a perdoar a maior parte dos wrestlers que trocaram a WWF pela WCW. De qualquer modo, acho que foi uma grande injustiça terem-lhe tapado sempre o caminho...

6 - Wrestlers como o Jimmy Snuka, o Dean Malenko, o Finlay ou o British Bulldog, nunca poderia ter sido campeões mundiais...apesar de serem muito bons em ringue, deixaram sempre muito a desejar ao microfone e nos segmentos de entertenimento! Os restantes, aceito...especialmente o Scott Hall (embora o maior problema deste era e é, o alcool.

Mais uma vez, parabéns pelo artigo ;)

Continua, Abraço!
31 de julho de 2009 às 17:27  
Blogger edgehead comentou:
Penso que todos acabam por ter uma explicação plausível para o facto de não terem sido campeões...

O Piper, como muito bem afirmaste, foi uma vítima da Hulkamania. Em adição a isso, penso que outra razão para o facto dele nunca ter sido campeão, se deveu ao facto de, aquando do apogeu da sua carreira, as regras do keyfabe serem completamente ignoradas pela maioria dos fãs e, consequentemente, coroar um heel como Piper campeão era incitar um motim pela certa.

O DiBiase, penso que foi também uma vítima da Hulkmania.

O Owen Hart, acho que acabou por ser sempre relegado para uma posição de segundo plano na WWE, devido ao seu irmão.

O Bruiser Brody era um tipo com um feitio tão complicado e tão brigão que teve o triste fim que teve, num balneário em Puerto Rico. Para além disso, passou praticamente toda a sua carreira no japão e no circuito independente.

Quanto ao Mr. Perfect, admito que, apesar de todas as aclamações de que é alvo, é um wrestler que nunca me deslumbrou por aí além e, portanto, não conheço quase nada da sua carreira. Sendo assim, não falarei dele.

Mais um excelente texto Napster. Concordo em absoluto contigo em todos os aspectos, principalmente na conclusão que retiras do texto.

Continua;)
31 de julho de 2009 às 17:34  
O texto está bem feito, noto bastante pesquisa, que não me parece ser do Wikipedia, como muitos o fazem, e até concordo com grande parte do texto.

Mas, discordo de tudo que foi dito sobre Ted DiBiase Sr, tens neste senhor o melhor heel da história da WWF, sim melhor que Flair marks, e que teve rivalidades extraordinárias com tudo e todos, era brilhante no ringue, basta ver os combate com Bret Hart e tem, para mim, as melhores promos que um heel poderia fazer.

A questão do título mundial, na altura da Dibiase, anos 80 e a entrar nos 90, não era o mais relevante, eram poucos os que tinham um, o Owen Hart e ou Steambost nunca o tiveram e não é por isso que nos esquecemos deles, acho mesmo que o Million Dollar Title tem mais valor que muito título Mundiais que agora existem, mas novamente, bom texto.

GM
31 de julho de 2009 às 18:40  
Anonymous edgehead comentou:
Lol

IC, não abuses porra, o DiBiase foi um gigantesco heel, mas o Piper ainda foi maior...o homem sacava tanto "heat" que chegou a ser esfaqueado por um fã mais fanático, se não fosse o Piper, quem era o Hogan hoje? O Roddy foi o primeiro "sacana" na definição da palavra aplicada ao pro-wrestling. Quanto ao DiBiase, adoptou um estilo mais refinado e sacava grande heat à conta do seu estilo de vida faustoso e da sua ideologia altiva e corrupta. Em suma, teve uma gimmick fenomenal à qual se adaptou de uma forma magnifica. Contudo, sem uma gimmick tão pré-delineada como a do DiBiase e apenas com as suas atitudes corrosivas, o Piper tornou-se naquele que pode muito bem ter sido o mais repudiado heel de todos os tempos.
31 de julho de 2009 às 19:22  
Blogger RKO comentou:
Realmente faz imensa confusão olhar para o palmáres de Owen Hart, Mr. Perfect, William Regal ou Roddy Piper e não encontrar um único Título Mundial. Mas tal como tu bem disseste os Títulos Mundiais não são tudo na carreira de um lutador, e esses nomes todos irão ficar na história do wrestling por outras razões, tanto ou mais importantes do que a conquista de um Título Mundial.

Continua ;)
31 de julho de 2009 às 20:58  
Blogger Captain_Charisma comentou:
Como já foi dito, muito bom artigo este.

Não deixa de ser curioso que nenhum desses senhores tenham tido a oportunidade de possuir um título mundial, tamanha é a grandeza de cada um.

Cumps
31 de julho de 2009 às 23:08  
Blogger 14 comentou:
Tudo dito já. Mas mais uma vez me intrigo: como é que estes senhores nunca tiveram um título mundial?! :o

Excelente artigo, Napster!

Abraço!
1 de agosto de 2009 às 00:07