HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

Death Valley Stories #14
Post por Btaker22
Boas pessoal. Hoje vou falar-vos de um tema que costuma ser debatido pela comunidade, mas que hoje em dia, pelo menos pelo que vejo dentro da comunidade, já não é um assunto de grandes dúvidas, embora aqueles que as tenham, tenham uma postura em relação a este assunto quase que completamente ao contrário do que os outros pensam, e agora alargando o assunto para fora da comunidade, é realmente algo seriamente contestado entre fãs de todo o mundo. Mas vamos passar ao assunto, para não vos criar tanto suspanse…

É verdade que qualquer desportista de alta competição começa sempre por baixo. Imaginemos que existe um desses desportistas que ambiciona chegar ao topo…faz de tudo para lá chegar…treina…treina…treina…e continua a treinar todos os dias até que há um dia em que determinado “olheiro” vislumbra o seu trabalho, e prepara-se para lhe dar a oportunidade da sua vida, transferindo-o para o seu “clube” onde apenas residem os melhores do mundo. Este lá se vai desenvolvendo, cada vez a direcção gosta mais do rapaz, até que o decide pôr mesmo a trabalhar no plantel principal. Chegou-se ao topo! O seu talento é reconhecido pela direcção, a sua cara passa a ser conhecida em todo o mundo, esta atinge tudo dentro do seu desporto e é ainda mais elevado ao ponto de ser considerado por muitos a “cara da empresa” ou neste caso aqui apresentado, o melhor a fazer o que faz, no mundo inteiro. Mas ainda assim, os fãs/críticos apontam-lhe bastantes defeitos e dizem que este não devia ter chegado onde está e não possui nenhum talento assinalável. Como se sentirá esse desportista nesta situação? É deveras uma questão que dentro do mundo do wrestling pode ser respondida por uma pessoa, de nome…


…Kung Fu Naki! (Ahah o meu own foi maior que o do Cell xD) Não, agora a sério, obviamente estou a falar de John Cena. Acho que é óbvio para todos que estamos aqui a falar, não só da cara da WWE, mas também da cara do wrestling mundial ainda nos dias de hoje. John Cena, quer uns gostem, ou outros não gostem, continua sempre no main-event, sempre atrás do título principal, mas é constante ouvirmos falar sobre os Cena Haters, aqueles que dizem que ele não merecia isto, aqueles que até vão mais longe e dizem que este de wrestling, não pesca nada e não tem habilidades para a WWE. Desta forma, uma questão se põe, será que Cena mereceu o topo? Será que este mereceu todas as vitórias sobre grandes lendas do pro-wrestling mundial como Triple H, Shawn Michaels, etc. de modo a ser elevado como “o melhor”? Mas se verificarmos bem, a maioria dos fãs que acham o contrário, são os fãs americanos, que às vezes apupam Cena na sua entrada, de modo a mostrar que não são crianças ou miúdas, simplesmente pelo carácter de Cena ser muito apreciado por essas duas faixa etárias, se lhes posso assim chamar. Tudo isto até me leva à ideia de que os americanos, embora sejam os habitantes do país que acolhe a maior empresa de wrestling mundial, percebem pouco de wrestling.

Na minha opinião, Cena é um wrestler único no mundo, pelo simples facto que é um main-eventer sólido, mas sem uma gimmick fácil de se determinar. O que quero dizer com isso é que temos um Randy Orton que é uma “víbora”, temos um Triple H que é um “Cerebral Assassin” e quando chegamos ao Cena é o quê? Não me venham com a história dos Marine’s só porque fez um filme sobre isso…eu até costumo dizer que a gimmick do Cena é ele próprio…porque se repararem, aquilo que ele transmite dentro do ringue, nomeadamente a sua atitude, é igual à que mostra lá fora…alguém esforçado para alcançar o seu objectivo, nunca desistir, leal à sua profissão, enfim…e para mim é isto que é fascinante neste wrestler…o facto de ter quase adaptado a sua própria maneira de ser ao wrestling, portanto quando falamos em John Cena, não há nada que enganar. Só isto lhe traz bastante carisma, que se vê na reacção dos fãs, ninguém lhe é indiferente, seja pelo bem ou pelo mal.

Agora falemos de alguns aspectos técnicos no ringue, onde aproveito para mencionar algumas coisas onde o Cena é criticado pelos “haters”. Estes dizem que o Cena tem um move-set pequeno e que tem que aprender mais moves. Eu acho tudo isto ridículo. O Cena tem um move-set um pouco repetitivo, é certo, mas por exemplo o Triple H, não o tem? Acho que há certos moves que fazem parte do wrestler e que o tornam conhecido, portanto são esses que têm que executar, para além disso, eu não acho que o move-set do Cena seja assim tão pequeno, pois este consegue com ele conduzir muito bem um combate e como já foi provado, este já fez parte de combates excelentes contra grandes performers. Para além disso, é muito bom no que toca a psicologia e selling dentro do ringue, mas será que esses que o criticam sabem ao menos o significado destas duas palavras? Penso que não…mas independentemente disso, sim, também já houve combates em que Cena participou que não gostei de ver, e refiro logo em primeiro lugar aquelas disputas com Big Show. Sinceramente penso que há combinações que não resultam, e o estilo de Big Show aliado ao do Cena, dá um resultado de Cena a ser torturado o combate inteiro, e no fim sacar um Attitude Adjustment e conseguir a vitória. Mas será isto só culpa do Cena? Afinal a personagem de Big Show tem que ser de um gigante que domina tudo e todos, portanto não só com Cena, mas geralmente, os combates de Big Show acabam sempre por ser um pouco aborrecidos.

Depois também temos aquela afirmação de que manobras como o Five Knuckle Shuffle não são credíveis, e em termos de wrestling são bastante más e muito fake. Eu cá penso que neste caso, a credibilidade do move não deve ser aplicada apenas em termos de técnica, mas sim na maneira como esta consegue agitar a multidão e pôr todos os fãs de pé a dizer “YOU CAN’T SEE ME”. Desta forma, quer queiram quer não, esta manobra transborda carisma e distinção perante os fãs, portanto se esta vende, então pode continuar a ser aplicada. Então se formos pensar num fã Anti-Cena que for fã do The Rock a afirmar que o Five Knucke Shuffle não presta, então temos um argumento seguro para aplicar logo a seguir, que é o facto do People’s Elbow servir exactamente para a mesma coisa que o Five Knuckle Shuffle serve, despertar os fãs. Para concluir aqui esta parte das ring-skills, às vezes um wrestler nem precisa de fazer grande coisa em ringue em termos de wrestling para dar um bom combate, e rapidamente vos destaco o último combate entre Cena e Orton pelo título da WWE. Este combate teve uma história por trás dele. A longa rivalidade entre estes dois, o facto da promessa de Cena ter sido de não dizer “I Quit”, enfim…no que resultou isto? Um excelente combate, bastante agressivo, e completamente adequado ao que se tinha preparado antes…mas o que fez Cena nesse combate (onde por acaso até se tornou campeão da WWE)? Levou porrada o combate inteiro e lá deu uns murros, um back suplex e um STF, ainda assim há muitos a considerarem este um dos combates do ano.


Para além disto ainda temos que considerar que John Cena é um dos melhores no que toca a mic skills e também sabe fazer as expressões faciais certas nos momentos adequados, sendo que mexe com qualquer fã na arena quando faz uma promo, especialmente naquele tom gozão. Sendo assim, para responder à questão que pus sobre se Cena merece o topo ou não, mas há algumas dúvidas? Ele é um grande profissional, e é praticamente um wrestler completo, que na minha opinião merece tudo o que tem recebido, para além de ter sido ele a carregar a RAW durante um período de 2/3 anos, e fora do ringue, é também um exemplo a seguir, sem nunca ter tido piores atitudes para com colegas do balneário, nem nunca ter sido apanhado em casos de drogas e outros problemas. Para finalizar a crónica também não posso deixar de referir que, recentemente, comentei um vídeo no youtube que tinha como título “5 Reasons Why Cena Sucks” ou qualquer coisa do género…e todos os argumentos nesse vídeo eram parvos portanto obviamente que comentei a criticar o autor. Ele respondeu-me , e depois de mais algumas respostas minhas e dele, chega ao ponto em que ele diz o seguinte (em inglês, claro): “O John Cena é um wrestler para os putos, quando eu era puto eu gostava do Cena, agora cresci, sou mais adulto e percebo que os verdadeiros wrestlers são gajos como Randy Orton ou Chris Jericho”…perante uma afirmação destas, vi que não havia ali volta a dar e podia parar de gastar-me a falar, porque estava perante alguém com muito pouco conhecimento sobre wrestling.

Por hoje é tudo, espero que tenham gostado ;)

Até para a semana!

PS: Agora sim, é oficial, troquei as terças-feiras com o Cell, portanto vou passar a postar as “Death Valley Stories” às quintas e não às sextas.

Etiquetas:



Enviar um comentário

 





Blogger Cell comentou:
Nunca serás melhor que eu Btaker22. Ba da! Ba da! Ba da!
Agora a sério, está aqui uma boa crónica. O tema talvez seja um pouco batido, mas tu conseguiste dar um toque pessoal, o que tornou a crónica interessante de se ler.

Mais uma vez, boa crónica ;)
25 de setembro de 2009 às 08:25  
Blogger Gold Standard comentou:
Apesar do tema ser batido, tal como já mudaste a opinião de muitos em relação ao Jeff Hardy, mudaste bastante a minha sobre o Cena. Sempre foi um wrestler que nunca gostei muito, mas sei que a culpa não é dele e ele próprio interpreta a gimmick na perfeição, conciliando as suas mic-skills e as suas expressões faciais.

Se mereceu chegar ao topo? Obviamente.
25 de setembro de 2009 às 16:09  
Blogger César Santos comentou:
Belo artigo Btaker, com um tema sempre na "moda".

Abraço
25 de setembro de 2009 às 20:32  
Anonymous The Vacio comentou:
Como adiciono o Wrestling Noticias ao meu blog?
25 de setembro de 2009 às 23:19  
Blogger 14 comentou:
Já tudo foi dito.

Excelente crónica.

Abraço
26 de setembro de 2009 às 00:28