Depois de acabar de falar do Gold Rush Tournament, um torneio que mudou a WWE para o que esta é hoje, e abriu as portas para a confirmação de Edge como o heel máximo da empresa, houve várias saídas de peso, como Jericho, varias mudanças de roster ocorreram entre as brands principais.
Sem mais demoras, passo para o meu primeiro artigo de wrestling old school desde que vim para o Wrestling Alliance. Após andar a pesquisar sobre wrestling old school, encontrei um artigo, já com uma certa longevidade que me pareceu interessante e para trazer para as luzes da ribalta pelo menos, por uns dias.
Após uma breve introdução, o que vos trago aqui é um tipo de combate que é, para muitos, desconhecido, para outros algo que já era conhecido mas que agora é relembrado, fazendo desta crónica um 'Flashback' em que se relembra um excelente momento de wrestling que encantou diversas gerações na altura.
Falo, claro está, dos Wargames, que eram um tipo de combate bastante apreciado nos anos 80 e 90, primeiramente era mais usual verem-se na já antiga NWA - National Wrestling Aliance (grupo de promoções de wrestling profissional, em actividade desde 1948) - e que passaram depois a fazer parte da WCW, sendo mais frequente serem realizados no mês de Setembro durante o ppv ‘Fall Brawl’ pertencente à WCW.
No jeito de um aparte, o ‘Fall Bawl’ era um ppv, transmitido desde o ano de 1993 a 2000 que se realizava no mês de Setembro, e em que todos os embates principais que se realizavam eram Wargames, excepto nos anos de 1999 e 2000, em que não ocorreram este tipo de combates, que são considerados como, alguns dos mais empolgantes combates da historia da NWA/WCW.
Cartaz de um Fall Brawl
Dusty Rhodes, foi quem idealizou o conceito destes combates que, foram utilizados como combate de preferência dos Four Horsemen que marcaram presença nos três primeiros combates desta natureza. Este tipo de combates, consistiam em duas equipas, cada qual com quatro elementos cada, por vezes até cinco elementos, que iam entrando para o ringue, de forma aleatória.
O combate tinha inicio com um elemento de cada equipa e, após cinco minutos, entrava para o ringue outro elemento de uma das equipas, o que conferia uma vantagem numérica temporária, que seria determinada através do lançamento de uma moeda ao ar, mas que quase sempre era a favor da equipa ‘Heel’. Dois minutos depois, outro elemento da equipa adversária entrava, de modo a igualar as contas, depois disso, as entradas ocorriam a cada dois minutos até que todos os elementos de ambas as equipas se encontrassem dentro do ringue. Era depois da presença de todos os membros das equipas no mesmo ringue, que o combate atingia um carácter mais brutal e sangrento em que ambas as equipas se degladiavam sem misericórdia até que alguém sucumbisse a uma submissão ou fosse colocado inconsciente. Nestes embates bastante físicos, não haviam desqualificações, count-out’s ou pinfalls, o que tornava os combates ainda mais violentos.
Outro pormenor deste combate, era a forma de como o ringue estava organizado, visto que haviam dois ringues em vez de um, que estavam anexados um ao outro, e cobertos na sua totalidade por uma enorme jaula de ferro rectangular, haviam duas portas nas extremidades da jaula de modo a evitar que ambas as equipas entrassem em contacto, antes do tempo previsto. A primeira rivalidade que inaugurou o primeiro Wargame, teve como protagonistas a equipa dos Road Warriors, Dusty Rhodes, Nikita Koloff e Paul Ellering contra os lendários Four Horsemen - composto por Ric Flair, Arn Anderson, Lex Luger, Tully Blanchard e ainda JJ Dillon - esta rivalidade, estender-se-ia até à segunda edição dos Wargames.
Os Wargames, podem ser considerados como uma espécie de combates pioneiros de alguns combates mais recentes como o conhecido, Hell in a Cell e a Elimination Chamber, no caso da WWE ou o Lethal Lockdown da TNA, estes são apenas os exemplos mais famosos.
NWA The Great American Bash 4 de Julho de 1987
The Road Warriors , Nikita Koloff, Dusty Rhodes e Paul Ellering vs Ric Flair, Arn Anderson, Lex Luger, Tully Blanchard e JJ. Dillon
*Não farei uma análise do combate, pois comentar combates não é o meu forte.
A estratégia deste combate é, encontrar um ponto fraco na equipa adversária, como um membro à partida mais fraco, e concentrar-se em castigar o seu corpo com um arsenal de movimentos eficazes e poderosos, de modo a neutralizar toda e qualquer ofensiva da parte dele. De modo a, no final, se conseguir fazer com que ele desista com um submissão ou que fique ko.
E é tudo desta vez, espero que o texto esteja do vosso agrado, se quiserem podem sugerir ideias, para retratar noutra crónica. Deixo-vos ainda com esta outra Wargame que contou com nomes como, Roddy Piper, Ultimate Warior, Hogan, Bret Hart, Kevin Nash, Luger, Sting, entre outros cabeças de cartaz da altura.
Team WCW (Diamond Dallas Page, Roddy Piper e The Warrior)
vs
Team Hollywood (Hollywood Hogan, Stevie Ray and Bret Hart)
Apesar de saber da importância dos Wargames e do facto de estes terem auxiliado, na medida em que serviram de inspiração, na construção de determinados gimmick matches como a elimination chamber, confesso que desconhecia por completo a sua história e as suas origens.
Só conhecia os Wargames assim por alto, portanto, foi bom aprender em que é que realmente consistia tais combates, e também a sua preponderância no pro wrestling mundial.
Bem, devo confessar que gostei muito deste teu artigo, embora, na minha opinião, penso que poderias ter aprofundado mais o tema aqui e ali. No entanto, não deixas de ter aqui um belíssimo post.
Quanto à temática preconizada, devo dizer que não é a primeira vez que ouço falar dos Wargames, embora o meu conhecimento sobre os mesmos não fosse lá grande coisa.
Brigado pelo apoio de todos os que leram a minha crónica desta semana, um especial agradecimento à Cas, que me apoiou a escrever um blog, que agradou aos membros do blog, e me fizeram vir para aqui :D E, ainda bem que gostam deste espaço, sugestões são bem vindas, espero vir a melhorar a cada crónica que passa.
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