HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

Simply Questions #38 - A ambiguidade da radicalidade
Post por César Santos
No história do Homo Sapiens Sapiens são comuns as “estórias” de radicalidade e violência, sendo que muitas delas estiveram associadas às mentes mais perversas que por este mundo já vaguearam. De facto, é incrível como o Homem, topo da cadeia alimentar, se automutila e se destrói regularmente e liminarmente devido a meras ideologias, tendo como principal consequência o aumento da violência. Na era contemporânea, George W. Bush foi, indiscutivelmente, o maior de todos os incrementadores à violência a nível mundial, mas, no passado, também ele contemporâneo, devem-se destacar duas personalidades e duas mentes capazes de quaisquer actos, por mais atrozes que eles possam parecer ao comum dos homens. Adolf Hitler foi,talvez, uma das personagens mais maléficas da história mundial e tudo aquilo que fez, fê-lo baseado na sua teoria.

Teoria essa que foi escrita enquanto estava na prisão, porque, ironia das ironias, o mesmo esteve entre os combatentes alemães da Primeira Guerra Mundial, levando muitos historiadores a considerar essa a principal razão que denegriu a cabeça e as ideias do, na altura, jovem alemão. A sua política foi a mais radical de todos os tempos e, provavelmente, todos vocês devem estar a par das principais ideias do Ditador alemão, mas toda essa política assentava numa simples palavra, a radicalidade. Do lado oposto urgiu uma outra personagem, se calhar, não tão assertiva e radical, mas ainda assim perversa e imensamente controversa, falo obviamente de Estaline, o rosto do Comunismo (obviamente que não do verdadeiro Comunismo, esse estará mais para os lados de Lenine e Karl Marx, mas a verdade é que o comum dos mortais associa Estaline a Comunismo e vice-versa. Bem sei que é um erro grave e leviano, mas não deixa de ser uma realidade incontornável para os verdadeiros comunistas).

Tanto um como outro, assentavam suas polícas na radicalidade, violência e opressão e também é opinião geral que quer um, quer outro trouxeram tudo menos benefícios à sociedade mundial. Porventura, tornaram-se nos mais sérios avisos no diz respeito à radicalidade na política e são figuras que dificilmente quereríamos ver novamente à frente dos destinos mundiais.



Toda esta panóplia de exemplos e de conversa fiada para apenas chegar a um ponto, o verdadeiro foco de interesse deste artigo, referindo-me, como é claro, ao problema da radicalidade e da violência. Ao longo dos últimos, longos, meses têm sido muitas as opiniões por esta comunidade fora, ora com uns a pedirem mais violência e mais “sangue” nos combates, ora outros a mostrarem-se completamente contra essa ideia. Da minha parte, e tal como o sou quanto à política, perfiro optar pelo centro, ou seja, pelo meio termo, uma vez que ambas as partes têm razão e ao mesmo tempo estão erradas.

Passo a explicar, se por lado é normal que se queira ver mais violência num ou noutro combate, a verdade é que esta também não pode ser usada gratuitamente. Primeiro, porque é sem dúvida alguma perigosa e depois, porque tendo em conta as actuais ideias dos responsáveis da empresa de Stamford, centrando-nos apenas nesta,não vão, claramente, de encontro a essas exigências de alguns fãs mais “radicais”. Na minha opinião, parece-me óbvio que a empresa de Vinnie Mac não poderá aumentar os indíces de violência nos shows assim tão facilmente, porque, sejamos inteligentes, com a globalização e proliferação do nome “WWE” é preciso extremo cuidado quando se pensa em algo menos tradicional, no que ao wrestling diz respeito. Ora, se a WWE quer ser cada vez mais uma marca mundial e se quer cada vez mais lucros não poderá dar-se ao luxo de tornar o seu produto mais violento e perder a maioria dos seus fãs apenas, e só, para agradar a uma minoria. E depois, se reflectirem bem, isso não será algo do nosso desejo, porque para violência já basta a realidade, onde aí sim o aumento tem sido assustador, podendo eu deixar aqui uma simples pergunta: É mesmo isso que querem?

À qual também poderei responder, porque por agora vós até podereis ser apologistas desse aumento de violência, mas e quando vocês estiverem do outro lado? Ou seja, e quando couber a vocês a responsabilidade de educar? Quererão que os vossos futuros filhos assistam a tanta televisão “violenta”, como nós nos nossos dias?

Contudo, consigo também perceber o ponto de vista de quem tem opinião contrária, ou seja, daqueles que até fazem figas para que os criativos tenham um excesso de loucura e os satisfassam com os mais brutais dos combates. Também eu acredito que naquelas “feuds” mais pessoais, aquando do seu epílogo, um combate mais violento seria uma excelente forma de finalizar a história, sem no entanto fazer disso uma regra comum. Muitos destes fãs são ainda do tempo das gloriosas noites da “velhinha” ECW original, custando-lhes, de sobremaneira, não haver algo parecido na actualidade. Porque ao contrário daquilo que muitos sugerem, na antiga ECW via-se muito e bom wrestling, não se fazia da violência argumento principal de combate, apesar de ela estar, sistematicamente, presente.

Hoje em dia as alternativas são inexistentes, e nem me falem em CZW que essa federação, para mim, rima com lixo e com estrume, sendo que dentro da própria WWE poderia haver essa mesma alternativa, uma vez que o roster é largo e as condições são mais que muitas. Obviamente, que não poderia ser uma Smackdown, uma RAW ou mesmo uma ECW, porque dificilmente seria aceite por muitos dos países, mas ainda assim era uma boa forma de captar ainda mais fãs por entre os saudosos dos velhos tempos.



Finalizando, convém esclarecer que a violência gratuita não deve nunca ser banalizada e, apesar de tudo, penso que esse tem sido o ponto melhor trabalhado pela empresa norte-americana que tem sabido conter bastante bem este parâmetro. Ainda assim, compreendo ambos os lados, tanto os que defendem mais violência, apesar de isso não significar melhor melhor wrestling e melhores espectáculos, como aqueles que se opõe veemente. Por isso, continuo a dizer que o bom-senso é imperativo para agradar a todos, sendo necessário agradar a gregos e a troianos torana-se inteligente encontrar o meio-termo.

Apesar de reconhecer que não é fácil juntar opiniões divergentes, parece-me que essa é principal falha da sociedade, que continua a não conseguir dissipar as radicalidades.

Abraço
“This is the real life…”

Etiquetas:



Enviar um comentário

 





Anonymous Anónimo comentou:
Gostei
30 de setembro de 2009 às 15:05  
Anonymous Anónimo comentou:
Em primeiro lugar deixa-me dizer que tens aqui um belíssimo texto, e arrisco dizer que és um dos melhores cronistas desta comunidade. Passando ao tema do texto, devo dizer que concordo com o que dizes em todo o seu conteúdo, e acredito que uma violência gratuita não iria ser bem aceite pelos "fãs" da companhia. Toda a gente pede violência acrescida (nestes círculos de leitores, claro), mas todos se esquecem que enquanto o tipo de wrestling apresentado pela WWE é acessível a toda a gente, o wrestling "Hardcore" (e não garbadge-core como na CZW) apenas agradaria a um nicho de "mercado", por assim dizer. Assim, e como referes, a pequena mas bem doseada utilização de um ambiente mais violento tem sido um dos pontos mais bem trabalhados por esta companhia.

Num "off-topic", dou grande realce a esta frase: "Estaline, o rosto do Comunismo (obviamente que não do verdadeiro Comunismo, esse estará mais para os lados de Lenine e Karl Marx, mas a verdade é que o comum dos mortais associa Estaline a Comunismo e vice-versa. Bem sei que é um erro grave e leviano, mas não deixa de ser uma realidade incontornável para os verdadeiros comunistas)". Isto é basicamente o que muitas pessoas não compreendem no comunismo. A verdade é que Estaline não era comunista, era um "direitista" dissimulado, e que usava vermelho como cor partidária. Ou seja, não representava nem representa o significado de comunista nem dos seus ideais.

Mais uma vez excelente texto. Fica bem :)
30 de setembro de 2009 às 15:43  
Anonymous Anónimo comentou:
^boca ao dias
30 de setembro de 2009 às 17:15  
Blogger Dias Ferreira comentou:
Bem César, mais um excelente texto, até pela forma como introduzes o tema e o co-relacionas com o wrestling ;)

Relativamente à nota introdutória e à parte dos Comunismos e Estalinismos, deixa que te esclareça o seguinte. Tal como em todas as várias correntes ideológicas, há vários ramos e vertentes da mesma, há vários partidos que se consideram comunistas, como outros vários que se consideram sociais-democratas, socialistas ou democratas-cristãos, etc.

No entanto, e até por interesse de alguns, a distinção entre as esquerdas e os comunismos sempre foi mais complicada de se verificar..mas vamos lá então partir para uma explicação mais próxima da nossa realidade nacional, partidária:

Partido Comunista Português: Acredita no Marxismo-Leninismo, claramente adaptado ao nossos tempos, aproveitando o que de bom as suas teorias e ensinamentos tinham e preconizando uma sociedade muito própria e ajustada aos nossos valores, costumes, história, cultura e espaço-temporal. Deve saber-se, acima de tudo, que não somos apenas o partido dos pobres e desfavorecidos como muitos gostam de nos chamar, somos sim o partido dos trabalhadores e de quem quer trabalhar. Defendemos a igualdade sim, mas de Direitos, Deveres e Oportunidades!

PCTP/MRRP: É um partido Estalinista-Maoísta, que assenta a sua concepção da sociedade e seus valores, nos ensinamentos mais básicos de Estaline e Mao Tsé-Tung. Foram os grandes críticos da União Soviética quando esta condenou os actos de Estaline e os grandes apoiantes da China Maoísta...aparecendo por oposição ao PCP (Partido Comunista Português) o qual apelidavam de contra-revolucionário e Burguês! Não escondem as suas ideias e valores e têm como actual líder o famoso advogado Garcia Pereira 8curiosamente é advogado de Paulo Portas lol)...

Bloco de Esquerda: É um partido comunista, de tendência Trotskysta-Maoísta. Trotkysta da parte do PSR e do seu líder Francisco Louça, grande defensor do "socialismo revolucionário" e da expansão das revoluções socialistas pelo mundo...grandes admiradores do anarco-sindicalismo e do anarco-comunismo como Rosa Luxemburgo e Trostky. Por outro lado, são Maoístas pelo lado UDP e do seu líder Luís Fazenda, defendendo, também, alguns dos ensinamentos de Mao Tsé-Tung. No seio deste movimento, encontram-se, ainda, alguns ex-socialistas (do PS) e ex-comunistas (do PCP), e ainda, alguns membros da Liga Comunista e Marxista-Leninista (outro conjunto de militantes radicais de esquerda). Talvez por isso, seja bastante complicado definir um programa, projecto ao ideal no seio de todo este maranhal de "gentes" lol.

Já no que toca ao wrestling, estou inteiramente de acordo na forma como te referes à CZW...é puro lixo. E sim, a violência tem de ser utilizada de uma forma bastante controlada, até porque tudo deve acontecer em função dos desenvolvidos verificados na feud ou rivalidade. Por exemplo, na actual contenda entre o John Cena e o Randy Orton, é claramente viável que se registe um pouco mais de violência, afinal a história entre ambos transparece um ódio mortal entre os dois atletas...no entanto, também aqui é preciso haver um controlo, pois não podemos esquecer que estamos a falar de sports enterteinment e não de carnificínas como as que se viam nos Coliseus do Antigo Império Romano!

Mais uma vez, os meus parabéns pelo artigo e desculpa lá a seca sobre os "comunismos" =P

Abraço!
30 de setembro de 2009 às 17:22  
Blogger Dias Ferreira comentou:
Oh anónimo, se viste no "Off-Topic" do Papa Het uma boca ao "Dias", então devo dizer que ainda és mais ignorante e analfabeto do que eu te julgava ;)
30 de setembro de 2009 às 17:24  
Anonymous Anónimo comentou:
Concordo contigo Dias. Eu defendi o PCP e o BE, por assim dizer. Não mandei nenhuma boca. Se leres a minha ultima frase entendes o porquê disso, acredita.
Peço desculpa pelo off-topic de novo ;)
30 de setembro de 2009 às 17:29  
Blogger Dias Ferreira comentou:
Eu sei disso Papa Het, daí o meu comentário anterior lol =P
30 de setembro de 2009 às 17:35  
Anonymous O Pito comentou:
Eh pah tava na brincah manux!

Qantuh aum temah axuh kue umah politicah cumuh a dah czw nestah alturah na ecw iria ser mal axeite, uma vex kue naum tem nadah a ver com a politicah actual da ecw.

bom textituh charismatic enigmah.
30 de setembro de 2009 às 18:15  
Blogger armyofufs comentou:
Grande, grande texto, Charismatic!

Concordo com a sua quase totalidade. Cada vez me dá mais gosto ler os teus textos, não só pelo respeito à nossa língua, que, infelizmente, nos dias correntes, é cada vez menor, mas também pela pluralidade cativante de sub-temas, inseridos na profusa temática que é o wrestling.

Off-topic:

"Isto é basicamente o que muitas pessoas não compreendem no comunismo. A verdade é que Estaline não era comunista, era um "direitista" dissimulado, e que usava vermelho como cor partidária. Ou seja, não representava nem representa o significado de comunista nem dos seus ideais."

Amén! Finalmente, alguém que racionaliza esta questão, em vez de partir para a generalização precipitada.


"^boca ao dias"

Anónimo a "auto-ownar-se" LOOOL
30 de setembro de 2009 às 18:41  
Blogger 14 comentou:
Excelente texto!

Relativamente ao texto, não tenho assim tantos conhecimentos para falar disso, mas vê-se que os portugueses acreditam cada vez menos nos comunistas...

Abraço
30 de setembro de 2009 às 21:53  
Anonymous Anónimo comentou:
Mr Kennedy, preciso de teu MSN.
30 de setembro de 2009 às 22:11  
Blogger Dias Ferreira comentou:
Bem, respondendo ao comentário do Mr. Kennedy de que os portugueses acreditam cada vez menos nos comunistas...

Os Comunistas do PCP tiveram cerca de mais 30 mil votos e passaram de 13 deputados para 15;

Os Comunistas do Bloco de Esquerda ainda tiveram mais votos e passaram de 8 deputados, para 16 deputados;

Conclusão, ou não sabes fazer uma leitura séria e correcta dos resultados eleitorais, ou estás a falar "decor" e baseando-te nas ideias que os inúteis e ignorantes dos jornalistas tentam transmitir!
30 de setembro de 2009 às 22:15  
Anonymous Anónimo comentou:
^Comunista com óculos à Penafiel.
30 de setembro de 2009 às 22:26  
Blogger Dias Ferreira comentou:
^
Anónimo analfabeto e com duas palas nos olhos ;)
30 de setembro de 2009 às 22:31  
Blogger 14 comentou:
O PCP passou de 3º partido partidário (com o PS com a maioria) para 5º (o PS sem maioria). Tiveram mais 2 deputados pela má prestação do governo PS, mais nada, porque se estes tivessem mais alguma percentagem, a CDU seria o partido (e único talvez) que saísse a perder nestas eleições...

A esta hora quem ainda se deve estar a rir do Jerónimo é o Portas!

Anónimo, não dou o meu email a pessoas que não conheço pessoalmente ou que não mostrem a "cara" por uma conta blogger da CWO. Se fizeres login, tudo bem, se não, manda um email com o que queres falar para o email do blog: wrestling_alliance@hotmail.com eu vou à caixa de email depois.
30 de setembro de 2009 às 22:32  
Anonymous Anónimo comentou:
Dias inova nas bocas sff.
30 de setembro de 2009 às 22:37  
Blogger Dias Ferreira comentou:
Lá está Mr. Kennedy, não percebes rigorosamente nada de política e nem sabes ler, minimamente, resultados eleitorais!

1 - À CDU ninguém roubou votos, ela tem um eleitorado bastante estável e consolidado, que ao longo dos tempos cresce sempre, mas numa margem bastante reduzida, aliás, como demonstram os, apenas, 30 mil votos a mais;

2 - Ao PS, quem roubou votos foi o Bloco de Esquerda (à sua ala mais à esquerda) e o CDS/PP (à dua ala mais à direita)...e ao PSD, o CDS retirou bastantes votos!

3 - Numas próximas eleições, provavelmente, a CDU vai manter a sua votação, no entanto, tanto o Bloco de Esquerda como o CDS/PP vão descer substancialmente, pois grande parte dos seus votos vai voltar para o PS e PSD, respectivamente;

4 - Ser a terceira, quarta ou quinta força mais votada, é completamente irrelevante, se isso não servir para formar uma maioria na Assembleia da República ou para a impedir. Por isso, tanto o Bloco de Esquerda (4º) como a CDU (5º), têm a mesma importância institucional!

5 - O grande vencedor destas eleições foi claramente o CDS/PP, que tem a faca e o queijo na mão, quanto à continuidade ou não desta legislatura. No entanto, duas questões se colocam....como o CDS não vai voltar a ter esta votação, o mais certo é coligar-se com o PS para manter os seus 21 deputados, contudo, esse facto pesará ainda mais (de forma negativa) num próximo acto eleitoral; por outro lado, se decidir não alinhar com o PS e tornar a governação insustentável, fazendo com que haja novas eleições daqui a dois anos, já sabe que muito provavelmente, muitos dos seus votos voltam para o PSD....enfim, é um problema que o CDS tem de resolver!

6 - O Portas a rir-se do Jerónimo? Lol, essa boca revela a tua falta de conhecimento de causa...se há alguém de quem o Portas se está a rir, é do Sócrates (porque torna a sua governação dependente dele) e da Ferreira Leite (a quem roubou milhares de eleitores).

7 - Achar que forças de direita retiram votos a forças de esquerda, só revela uma grande falta de consciência política e da real percepção do que é o "jogo" político.

PS: Anónimo, desculpa-me, mas és tu quem está sempre a repetir as mesmas "bocas" tristes!
30 de setembro de 2009 às 22:51  
Anonymous Anónimo comentou:
nao foi o cds-pp que ganhou mais nestas eleiçoes dias! FOI O CDU! QUE GRANDE VITORIA PA! POR POUCO NAO ERA MAIORIA ABSOLUTA! LMAO CDU! AVANTE CAMARADAS!
30 de setembro de 2009 às 22:58  
Blogger Dias Ferreira comentou:
Pronto, como não se sabe ser sério, nem se tem inteligência para isso, passa-se para o ridículo...aliás, passa-se não, tu nunca foste algo que não ridículo!
30 de setembro de 2009 às 23:06  
Blogger 14 comentou:
Ok Dias, eu realmente não percebo muito de politica, não é uma área que me interesso, ouço umas noticias, mais nada.

Até posso ter concluído mal alguns factos, mas esses estão lá, e isso não podes negar. Puxas a brasa para a sardinha...eu não, pois sou "independente" se bem que voto sempre, e curiosamente, sempre no mesmo partido...
30 de setembro de 2009 às 23:06  
Blogger Dias Ferreira comentou:
Se te interessas por política, tenta informar-te de uma forma séria...ouvir o que dizem os ignorantes dos jornalistas não é, certamente, a melhor forma de o fazer!

E eu não estou a puxar a braza à minha sardinha, estou a fazer uma leitura verdadeira do real....repara que eu não disse que a CDU era importantíssima, disse que ela, tal como o BE, são irrelevantes para a governação neste momento....porque uma coligação com um ou outro partido, não chega para fazer uma maioria, e, isoladamente não têm poder para impedir a passagem de qualquer matéria que vá a votos!

Agora, quereres que eu diga que a CDU perdeu, quando teve mais 30 mil votos e ganhou 2 deputados, é que não! Pah, qualquer pessoa com formação política (que por acaso tenho, visto que sou Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais) ou com conhecimentos políticos te pode explicar ou confirmar o que te estou a dizer!
30 de setembro de 2009 às 23:11  
Anonymous Anónimo comentou:
bom curso para o desemprego dias^
30 de setembro de 2009 às 23:15  
Anonymous Anónimo comentou:
se tiveres emprego agradece à juventude comunista
30 de setembro de 2009 às 23:16  
Blogger 14 comentou:
Pois isso é confuso: o PS ficou em 1º, mas perdeu deputados - então perdeu as eleições? A CDU ficou em 5º lugar, mas consegiu mais dois deputados, ganhou as eleições (como o PSD, BE e CDS)?

Não estou a ser irónico! Como tens muitos conhecimentos nesta área, relativamente ao teu curso, podias esclarecer melhor isto?

Abraço
30 de setembro de 2009 às 23:16  
Blogger Dias Ferreira comentou:
Ai sim anónimo, muito me contas...mas não é a juventude comunista que é paga pelo partido no governo =P

E não, o curdo de Ciência Política e Relações Internacionais não é bom para o desemprego...está numa situação semelhante à de tantos outros, no entanto, para quem quiser trabalhar lá fora, oferece inúmeras possibilidades de trabalhos, muito bem pagas...cá dentro também, umas vez que te torna hábil em diversas áreas (economia, gestão, administração pública, política, história, linguas, etc), mas é mais complicado encontrar um bom emprego.


Quanto à tua questão Mr. Kennedy...

1 - O PS venceu as eleições sim, no entanto, perdeu a maioria absoluta e, agora, a sua governação está dependente da boa vontade do CDS/PP, logo, as coisas estão muito mais complicadas e talvez tenha de partilhar responsabilidades;

2 - O BE e o PCP não foram vencedores, como é óbvio, mas reforçaram e consolidaram o seu eleitorado, o que é bastante bom...contudo, o número de deputados de que dispõem não chega para interferir directamente na governação, o que só por si, já é uma "derrota";

3 - O PSD foi claramente o partido derrota, não só porque perdeu as eleições para o PSD, como vai ter de sofrer uma nova revolução interna, como viu fugir uma parte considerável do seu eleitorado para o CDS;

4 - O CDS foi um dos grandes vencedores, pois não tendo uma votação que se aproxime dos dois partidos do "topo", a verdade é que com estes resultados, passa a ter uma palavra bastante importante na governação, ou na forma como ela se vai ou não verificar!

5 - As coisas não são tão simples como encontrar vencedores e vencidos...a política é muito mais complexa que isso, há partidos pequenos que podem ter uma importância muito mais relevante que outros que tenham tido uma votação muito superior...tudo depende dos acordos políticos e da necessidade que há ou não, de ter uma maioria necessária para aprovar as várias matérias na Assembleia da República!
30 de setembro de 2009 às 23:29  
Anonymous Anónimo comentou:
Vai para um curso de novas oportunidades...deve-te dar mais guito que isso.
30 de setembro de 2009 às 23:38  
Blogger Dias Ferreira comentou:
Realmente deves ter mesmo muito a ver com o que eu faço ou deixo de fazer...aliás, nem sei como te permites aconselhar os outros, quando nem inteligente o suficiente és, para te aconselhar a ti! A pior coisa que há, são os ignorantes com a mania que sabem...devias reflectir um pouco mais sobre isso, claro, se reflectir não for uma tarefa demasiado árdua para os teus neurónios (o tic e o tac) ;)

E volto a repetir, não precisas comentar como anónimo, eu sei quem és...deixa que te diga, algo que ainda me faz ter mais "pena" de ti...
30 de setembro de 2009 às 23:44  
Blogger Gunner comentou:
Este comentário foi removido pelo autor.
1 de outubro de 2009 às 07:54