HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

Back In Black XIII - Uma família amaldiçoada
Post por Menaia






Os Von Erich. Para muitos, uma grande família de pro wrestlers, que ficará sulcada na história da modalidade pela sua habilidade no ringue, ou pela sua influência no meio, assim como os Hart, os Guerrero, os Orton, os Funks, etc. e tal. Para outras pessoas, esta família será relembrada por uma espécie de "maldição" que os atormenta desde que se conhecem, dado que dos cinco filhos de Fritz Von Erich (abro um parentesis para referir que este senhor foi o inventor da lendária manobra de submissão "Iron Claw", não esqueçendo também que construiu uma carreira no Wrestling nipónico, onde inclusive ajudou a reconstruir o wrestling profissional no Japão após a morte de Rikidozan), quatro faleceram cedo. Cedo de mais.

O curioso aqui é que estas mortes ocorreram com um espaço de 10 anos entre elas, ou seja, algo bastante curioso e, talvez, macabro. E é esse o tema que eu irei abordar hoje, na décima terceira edição do "Back In Black". Começemos.



David Von Erich: 1958 – 1984

David Von Erich nasceu a 22 de Julho de 1958, sendo que era o segundo filho de Fritz Von Erich (patriarca desta grande família) e que, portanto, o wrestling lhe deveria estar no sangue. E sim, de facto, estava. Ao longo da sua curta carreira como pro-wrestler, "The Yellow Rose of Texas", como era conhecido, teve várias feuds importantes, mas ainda assim julgo que aquela que se destacou mais foi contra o incomparável Ric Flair, em 1983, na WCCW (não, não é gaffe, a companhia chamava-se World Class Championship Wrestling). Não obstante, David também rivalizou - em conjunto com os seus irmãos Kevin e Kerry - contra os Fabulous Freebirds (aqui destaco o combate em 1984, o melhor do ano, segundo a Wrestling Observer Newsletter).

"The Iron Nail" acabou por sucumbir durante uma tour na AJPW, com 25 anos de idade, em Tokyo. Muitos dizem que David Von Erich iria vencer o título mundial a Ric Flair, mas o certo é que isso não se veio a confirmar. Apontada como a causa da sua morte está uma overdose de comprimidos, e correm rumores de que Brusier Brody (quem encontrou pela primeira vez o corpo já sem vida) livrou-se dos mesmos, mandado-os pela pia abaixo.




Kerry Von Erich: 1960 – 1993

Provavelmente o mais conhecido membro desta família (e esta distinção muito se deve à WWF, dado que Kerry lutou na WWF, sob a gimmick de Texas Tornado, acabando inclusive por se ter tornado Intercontinental Champion em 1990). Ainda assim, o terceiro filho de Fritz Von Erich fez a sua carreira maioritariamente na WCCW, à semelhança dos seus irmãos, e também foi uma peça fucral na feud com os Fabolous Freebirds. Por ironia do destino, ou não, KVE teve um grave acidente de moto em 1986, o que lhe provocou danos irremendáveis - nomeadamente numa das pernas, pois foi-lhe amputado um pé - até ao fim dos seus dias.

Contudo (e reparem bem no que se segue!) Kerry continuou a praticar wrestling, escondendo, portanto, a lesão/deficiência dos seus fãs e até de alguns wrestlers que com ele partilhavam o balneário. Deve ser tido também em linha de conta o historial de abuso de drogas por parte deste homem, até porque foi preso algumas vezes devido a essa dependência. Esta pressão a que estava exposto viria a acabar a 18 de Fevereiro de 1993. Nesse dia, no rancho que pertencera ao seu pai, Kerry Von Erich suicida-se com um tiro certeiro no coração. Estava assim destinada mais uma morte - trágica - nesta família.


Mike Von Erich: 1964 – 1987


Se pensam que esta tragédia familiar acaba aqui, mais enganados não podiam estar. Eis aqui a história de Mike Von Erich, o quarto filho de Fritz V.E. Este, que curiosamente fora homenageado este ano pela WWE no Hof, pôs término à sua vida com uma overdose de tranquilizantes. No entanto, para a história ficam momentos de wrestling sublimes, pelo que é de destacar o seu combate Anything Goes com Kerry Von Erich e Kevin Von Erich contra os The Fabulous Freebirds (para os mais desatentos e incultos, este foi o combate do já longínquo ano de 1984). Como estava a dizer, a causa do seu suícidio tem a ver com a sua doença rara, chamada Toxic Shock Syndrome. Depois de saber que padecia desta doença, e que muito provavelmente pouco tempo de vida lhe restava, Mike mata-se. Pura e simplesmente.



Chris Von Erich: 1969 – 1991

Por fim mas não menos importante, esta foi a última "semente" a nascer do clã Von Erich, o filho mais novo de Fritz, Chris Von Erich. Este jovem, ao contrário dos seus irmãos e pai, não tinha qualquer aptidão para o negócio, se bem que a sua paixão pelo wrestling era algo incalculável. Atrevo-me a dizer porém que isso por si só não lhe valia de muito, e julgo que vivia como que "na sobra" dos seus familiares. Com este pensamento na sua mente também, e após muitas tentativas - que, convenhamos, nunca passaram disso mesmo - de ser alguém no mundo do wrestling, Chris Von Erich causa o seu próprio falecimento (isto é, suicidou-se) em 1991. Mais uma triste história.

Em suma, 4 dos 5 filhos (tempo agora para abrir um parentesis e referir que só Kevin Von Erich se safou desta "maldição", no entanto este já não está na industria, e apenas faz aparições especiais em programas especiais, lá está) de Fritz morreram de formas macabras. Agora, falando de uma nova geração, temos ainda de alguma forma ligada a este mundo uma rapariga, de seu nome Lacey Von Erich, que é filha de Kerry. Lacey está na TNA, sendo que só agora começou, como tal, é (quase) impossível delinear um futuro para esta jovem atleta.

Como facilmente podem depreender, a pressão, neste caso no wrestling, a que as pessoas são submetidas é tanta que só os mais fortes resistem à tentação do suicido. A trágica família de Von Erich é uma em milhares de modalidades, mas não deixa de ser interessante- Mais não seja para compreender o negócio chamado wrestling que, se num momento eleva uma pessoa para um pedestal, no momento a seguir deita essa mesma pessoa para uma sargeta.

Até um dia destes.

Etiquetas:



Enviar um comentário

 





Blogger Dre comentou:
Boa crónica Napster.

Realmente é trágico o destino que este nome tem tido ao longo dos tempos. Infelizmente, muitas vezes a fama, também tem o seu lado negativo e temos um exemplo disso nesta família.
27 de outubro de 2009 às 17:04  
Blogger César Santos comentou:
Pois, eu vou-te ser muito sincero. Desconhecia por completo a "estória" desta família, por isso foi com todo o interesse que li este teu artigo.

Estás a tornar-te um cronista de mão-cheia, não só no que diz respeito à estrutura formal do texto, como também no que diz respeito aos conhecimentos sobre a própria modalidade.

Os meus mais sinceros parabéns, afinal, isto está óptimo.

Abraço
27 de outubro de 2009 às 18:13  
Blogger Hugo Bacelo comentou:
possíveis erros:

- em ambos os textos do David e do Kerry dizes que são o terceiro filho de Fritz;

- como é q Brody livrou-se dos comprimidos depois do David os ter tomado? livrou-se dos restantes talvez ou das provas dessa teoria.

dúvida: como é que Kerry continuou a combater? usava uma prótese? fiquei sem perceber essa parte.

conhecia a história desta família levemente, sabia que de cinco irmãos quatro se suicidaram. e apenas isso me arrepiava a espinha. mesmo fora do contexto surpreende qualquer um. história realmente bizarra.

muito bom texto, e tema bem escolhido, original. ;)
27 de outubro de 2009 às 20:16  
Blogger Dias Ferreira comentou:
Bem Napster, está um belo artigo e um óptimo tema para debater ;)

Realmente os Von Erich foram algo assombroso na nossa modalidade, quer pelos bons motivos, quer pelos piores...julgo que o único que se safa é mesmo o Kevin (único que se encontra ainda vivo)..porque até o Fritz tinha uma grande pancada!

Coincidência ou não, a Lacey Von Erich, filha do Kerry, é também ela apontada tão louca como o pai...será que as coisas com esta família nunca chegarão ao fim!? Parecem os Kennedy do Pro Wrestling...

Julgo que o artigo está bom, no entanto, podias ter sido um pouco menos descritivo e introduzir mais a tua opinião!

Continua, Abraço!
27 de outubro de 2009 às 22:46  
Blogger Menaia comentou:
Obrigado pelos comentários até ao momento.

Respondendo às tuas observações, bacelo, bom, na verdade, o David era o 2ª filho de Fritz, erro meu. Se reparares bem, eu pu-los cronologicamente, pelo que o 1º filho de Fritz Von Erich - e o único que se livrou desta maldição - foi Kevin V.E., mas também não interessava muito para o caso aqui apresentado;

Depois, pelo que se diz (e atenção que isso são só boatos, nada está confirmado) Brusier livrou-se dos indícios que provavelmente iriam incriminar David, ou seja, entenda-se por "indício" tudo aquilo que se pode apontar para justificar algo, desde o pacote onde os comprimidos estavam inseridos, ou até mesmo os restantes comprimidos que DVE não tomou. Contudo, como disse, isto tudo são rumores;

Quanto a essa dúvida, honestamente, não sei se sou a melhor pessoa para o explicar, mas de facto, estás certo: Kerry Von Erich lutou mesmo com uma prótese! Ao que tudo indica (e peço desculpa se te vou induzir em erro, mas foi o que li), Kerry foi capaz de manter a sua amputação em segredo por algum tempo. No entanto, durante um combate na AWA, em Las Vegas, contra Coronel DeBeers, o segredo de Kerry foi exposto. Parece que durante o dito combate, DeBeers acabou do lado de fora do ringue, e agarrou o pé de Kerry (como se vê habitualmente quando um heel domina um face, penso que é óbvio) e tentou puxá-lo. Só que, contudo, a protese foi acabou por sair, foi descoberta, portanto. Após isso, não sei de mais nada, lol. Espero que tenha respondido às tuas questões. ;)

Mais uma vez, obrigado a todos os que até agora comentaram, abraço.
27 de outubro de 2009 às 22:57  
Blogger Gold Standard comentou:
Tinha algum conhecimento da história, mas não sabia que tinham falecido quase todos.

O artigo está muito bom.

Obs: Fizeste este artigo na crónica número 13. Foi de propósito? xD
28 de outubro de 2009 às 16:53  
Blogger Menaia comentou:
Não Gold, foi só mesmo coicidência... Mas agora que falas nisso, gosh. :O Interessante.
28 de outubro de 2009 às 20:27  
Blogger Fábio Miguel comentou:
Gostei do que li, em dois tres paragrafos, conseguiste dar uma boa noçao do que foi esta familia.
Já conhecia esta historia macabra desta familia, mas foi bom ter revisto esse tema, pois deve ser tomado como exemplo, o peso que a familia por ter sobre os ombros daquele que pretende envergar pelos caminhos que os seus familiares antes seguiram..
28 de outubro de 2009 às 22:30