HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

Flashback #14 - 'Million Dollar Man'
Post por Fábio Miguel
Mais uma semana, mais uma crónica aqui no 'Flahback' desta vez trago-vos um wrestler que é considerado por muitos o maior 'heel' de sempre enquanto que outros o consideram um dos melhores a pisar alguma vez um ringue, outros há que o conhecem apenas pelo nome, preferindo não entrar em adjectivações referentes à sua carreira. Desvendo já o nome desta personagem, é ela então o 'Million Dollar Man' Ted DiBiase, pai de Ted DiBiasi (superstar que integra a stable dos The Legacy) .

De nome Theodore Marvin DiBiase, o 'Million Dollar Man' cresceu com o Wrestling Profissional profundamente enraizado na sua vida, pois era filho de Helen Hild, uma bem conhecida lutadora dos anos 50 e 60. Foi ao terminar o liceu que escolheu abandonar a sua vida académica para ingressar no mundo do wrestling, recorrendo a Dory e Terry Funk que lhe garantiu na década de 70, a sua estreia numa promoção de nome Mid-South Wrestling, onde permaneceu por quatro anos. Foi ao fim de tempo na MSW que DiBiase teve uma curta presença na WWF de Vince McMahon que lhe atribui o pouco usado North American Championship, tornando-se assim no primeiro Campeão a possuir este título mas, viria a perdê-lo para Patt Patterson, que o unificaria com um título ficticío de nome South American Championship. Numa pequena nota, refiro que esta fusão deu origem, alguns anos mais tarde, ao actual Intercontinental Championship.

Para além da WWF, DiBiase estava presente nos mais importantes territórios norte-americanos, colidindo com os maiores talentos da época como Ric Flair, The Fabulous Freebirds, Jim Duggan, Junkyard Dog, Dusty Rhodes, Sgt.Slaughter entre muitos outros, isto para além de presenças regulares em terras nipónicas, mais concretamente na AJPW onde foi mesmo Campeão de Tag Team com Stan Hansen .
Contudo o talento e capacidades de Ted só seriam reconhecidos com a exposição nacional e internacional da World Wrestling Federation, onde regressou em finais da década de 80, mais propriamente 1987 , onde lhe foi dada uma das personagens mais marcantes da WWF desde então, ficando assim conhecido como o 'Million Dollar Man'.

Esta sua personagem foi apresentada aos fãs da WWF como sendo um milionário excêntrico, que se regia apenas pelo poder do dinheiro e através de uma série de 'promos' onde ele mesmo afirmava que todas as pessoas tinham um preço e que, sendo ele o 'Million Dollar Man', poderia comprar quem quisesse, e acabava esses segmentos com o seu famoso riso.

Os actos que a personagem que figura nesta crónicam realizava nesses 'sketches' conseguiram-lhe um 'Heat' quase instantâneo passando a ser um dos 'top heels' da promoção e tornando-se protagonista de algumas das rivalidades com os maiores 'babyfaces' da WWF como Hulk Hogan ou Randy Savage e, seria precisamente com Hulk Hogan que, DiBiase teria o seu principal 'angle' na WWF quando propôs a Hogan que este lhe vendesse o seu título mundial, algo que Hogan viria a recusar, recusa essa que originou uma série de embates entre ambos em que Ted saiu derrotado.

Hulk Hogan Vs Ted DiBiase (WWF Championship)
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=Lmr0_UN8WOg
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=sgBEAF_k9o8


Como tal e sendo DiBiase alguém que não pode ser negado, rapidamente requeriu os serviços de André The Giant na sua folha de pagamentos e logo depois de ele ter ganho o Título ao Hulkster, numa das edições do Saturday Night Main Event, o gigante entregou imediatamento esse titulo a Ted DiBiasi. Esse acto, que não passou de 'storyline', levou a que o titulo fosse declarado vago e que um torneio fosse organizado, torneio esse composto por 14 combates que teriam lugar na Wrestlemania IV. DiBiase chegou mesmo à final, tendo deixado pelo caminho 'Hacksaw' Jim Duggan e Don Muraco, mas viria a ser derrotado por 'Macho Man' Randy Savage.

A seguir à derrota com Randy Savage, 'Million Dollar Man' continuou a perseguir o título da WWF ao longo do ano de 1988 mas seria consecutivamente vencido por Randy Savage e mais tarde por Hulk Hogan. Foi durante o mesmo ano que Ted conseguiu o seu unico titulo individual com algum relevo, que foi a vitória no King of the Ring'88. Tendo, depois dessa conquista, criado o WWF Million Dollar Championship, titulo que embora não reconhecido pela WWF, era defendido em todos os shows da promotora bem como em Wrestlemanias.
Após esta sua 'coroação' e depois mesmo da sua rivalidade com Randy Savage, DiBiase passou a maior parte do tempo envolvido nalguns embates com lutadores que, embora fossem de renome, estavam igualmente fora do panorama do título da WWF como eram os casos de Dusty Rhodes, Jake 'The Snake' Roberts ou o Ultimate Warrior, mas sempre que era alguém de qualidade inegável para enfrentar o campeão, quase sempre a escolha recaia em Ted DiBiase.

Eventualmente DiBiase voltaria a entrar no trilho dos títulos logo após a aliança com Irwin R. Schyster e a consequente formação dos Money Inc.
Juntos conquistaram os Títulos de Tag Team por três vezes, mas infelizmente lesões cervicais sofridas ao longo de vários anos, ditaram o fim da sua carreira enquanto lutador profissional e assim, após alguns combates no Japão, passou a 'manager' para outros lutadores, entre os quais se encontrava um tal de 'Stone Cold' Steve Austin.







A última aparição de DiBiase na WWF ocorreu após uma derrota de Austin contra Savio Vega, em que o perdedor perderia o seu 'manager' mas, na verdade DiBiase estava de saída para a rival WCW.
DiBiase chegou à WCW em 1996, tendo sido apresentado como 'financiador' da NWO numa espécie de continuação da 'gimmick' que exercia na WWF mas sempre sem poder usar o cognome de 'Million Dollar Man', tendo a experiência durado até 1998. DiBiase andaria afastado do mundo do Wrestling durante um longo período de tempo, tendo-se dedicado durante esse período à religião, regressando apenas em 2005 para um papel na equipa criativa da brand azul, passando depois a ter aparições esporádicas, principalmente em cenários comemorativos.

Etiquetas:



Enviar um comentário

 





Blogger César Santos comentou:
Mais um belo artigo da tua parte e tal como já te tinha dito na semana passada, acho que continuas a evoluir de uma forma gradual e sustentável, o que é de se sublinhar.

Quanto ao tema que nos propões para esta semana, devo dizer que é com muito agrado que vejo um artigo sobre este personagem. Sobretudo, porque a sua qualidade é indiscutível, sendo também de enaltecer o brilhantismo subjacente à personagem "The Million Dollar Man", numa das mais fantásticas gimmick's da história do wrestling mundial.

Abraço

P.S.:Como conselho, penso que deves ter mais cuidado ao introduzires as imagens, porque senão acontecem-te problemas como este juntpo da imagem de Steve Austin, onde o "A" aparece afastado do resto do parágrafo.
27 de novembro de 2009 às 10:18  
Blogger Menaia comentou:
Notei algumas melhorias nesta crónica, comparando com as passadas. Um vocabulário mais cuidado, os links para ver os vídeos em separado do texto, enfim, acho que tens melhorado semana após semana.

Já no que diz respeito ao tema, ou neste caso, a Ted Dibiase, subscrevo totalmente o que o Charismatic Enigma disse. Acresento somente que este poderia (e merecia) ser um wrestler mais relembrado, mas nunca venceu um título mundial - TaL facto deve-se ao nascimento da Hulkamania nesta altura, como aliás já tinha dito em crónicas/comentários anteriores.

Termino por fim dizendo para seguires o conselho que te deram no comentário a cima, a fim de melhorares.
Cumprimentos.
27 de novembro de 2009 às 15:18  
Blogger João Lopes comentou:
Gostei bastante deste artigo! Já vi que seguiste os nossos conselhos, eu já te dei ali um jeitinho nos links :P

Já Ted Sr., teve a grande personagem de "Million Dollar Man" o que lhe deu muito valor! Não tenho muito a dizer, já disseram tudo.

Fica bem Jojo, continua com esta qualidade gosto bastante deste espaço ;)
28 de novembro de 2009 às 18:11