HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

Talking about MMA #2
Post por FNSP


Antes de mais bem-vindos ao meu espaço, ‘Talking about MMA’. Na semana passada recebi uma sugestão interessante por parte do Napster, num dos comentários deste espaço, que dizia o seguinte:

«Para a semana, se me permites dar uma sugestão, fala das principais diferenças que encontraste na MMA, comparado com o wrestling, e o porquê de teres "trocado" de modalidade. =P»

Pois bem! Não é algo fácil de explicar, afinal de contas são duas coisas completamente diferentes. De um lado temos a Mixed-Martial Arts (MMA), é digamos uma evolução de outro desporto proveniente do Brasil, denominado ‘Vale tudo’. Em todos os combates, vemos dois lutadores entrarem no ringue, com uma coisa em mente: vencer o combate, sendo que farão tudo por tudo para sair vitoriosos da arena de combate . O mesmo não acontece no wrestling, onde dois ou mais lutadores, entram no ringue, com uma coisa em mente: dar um bom espectáculo!

Todos sabem que os resultados no wrestling são pré determinados, o que acaba por de certa forma tirar um pouco a vontade de ver, ainda que uma ou outra vez sejamos surpreendidos, é o caso por exemplo da vitória do Sheamus no último PPV, ou o aparecimento do John Cena na última Royal Rumble. Por outro lado, na MMA, nunca se sabe quem vencerá os combates, por vezes as decisões dos júris na escolha do vencedor são contestadas, mas qual é o desporto onde a arbitragem não erra?


Image and video hosting by TinyPic


Mas se há algo que temos que saber ver, é que uma pessoa que trabalhe na WWE por exemplo, tem muito mais trabalho que alguém que trabalhe na UFC. Peguemos no exemplo John Cena, um atleta que começou por baixo, teve de trabalhar para chegar onde chegou, desenvolver o carisma, habilidades dentro do ringue, aprumar o físico, sem falar na montanha de horas que passa na estrada a saltar de arena em arena para dar um bom espectáculo aos fãs. Um ano tem aproximadamente 52 semanas, contando que ele participa nos 52 eventos semanais (fora as vezes que dá uma mãozinha a outra brand), mais as vezes que participa em PPVs, teremos mais de 70 shows por ano! Algo que não acontece com os lutadores de MMA, que têm meia dúzia de combates por ano, vejamos o exemplo do campeão da divisão Light Heavyweight, Lyoto Machida, que no presente ano, combateu por apenas 3 vezes, a primeira contra Thiago Silva a 31 de Janeiro, a segunda em meados de Maio contra o Light Heavyweight champion na altura, Rashad Evans e por último contra Mauricio Shogun Rua a 24 de Outubro, no total, os 3 combates duraram 38,28 min. Isto mostra bem o contraste entre um atleta do lado da WWE e outro do lado da UFC, já para não falar no facto que basta ser bom no ringue, pois o carisma de nada vale. Quem acompanha sabe bem ao que me refiro.

Outro aspecto que me fez virar as costas ao wrestling, é que durante os combates, nota-se perfeitamente que é tudo premeditado, por exemplo, uma pequena chapada nas costas do adversário para que ele perceba que está na hora de fazer a manobra x para seguir para a manobra y … algo que na minha opinião tira um certo brilho ao espectáculo, algo que não sucede na MMA, onde os lutadores tentam prever os golpes do adversário, mas que muitas vezes são apanhados de surpresa, o que acaba por resultar em Knock-outs.

Gostaria de voltar a salientar, que MMA e wrestling são duas coisas completamente diferentes, tendo cada uma um propósito diferente. Enquanto uma recria lutas entre atletas juntamente com uma história por de trás daquele combate, outra simplesmente dá-nos o combate, mas sem qualquer tipo de ‘enrolação’

Cumprimentos e até à próxima ;)

Etiquetas:



Enviar um comentário

 





Blogger "The Icon" Kapitas comentou:
Belo artigo,

Acho que aqui demonstras~te perfeitamente aquelas que para ti são as principais diferenças entre as duas ""modalidades".

É com orgulho que temos um cronista tão bom na área de MMA...
22 de dezembro de 2009 às 16:44  
Blogger Knuckles comentou:
Excelente artigo antes de tudo ;)

Depois devo dizer, e como é por demais espectável, que não concordo com quase nada do que digitas, mas isso é a relativa opinião pessoal.

A meu ver, ver dois tipos mutilarem-se sem razão aparente, passando grande parte do combate protegidos de uma ofensiva contrária, onde uma manobra errada pode provocar a derrota, é demasiado secante. Prefiro algo com sentido, algo com nexo, uma luta que venha directamente produzida de uma storyline. Algo pensado, todas as medidas, tomadas, hell turns, os momentos cómicos, as promos, o backstage, é algo que de certa forma quase que se opõe ao que acontece dentro de um ringue, e isso a meu ver não tira brilho nenhum à modalidade, mas apenas acrescenta.

Anyway, nice job :)
22 de dezembro de 2009 às 18:34  
Blogger Menaia comentou:
Pois, de facto estava à espera desses argumentos para a não-visualização de wrestling. A verdade é que o "fã de passagem" do wrestling, ao se aperceber que é tudo combinado, perde o interesse e muda os seus horizontes para uma modalidade mais realista. Foi o teu caso com a MMA.

Porém, há que ver o outro lado do wrestling... Sim, é tudo combinado, os resultados são previsíveis e às vezes o produto torna-se infantil. Mas é entretenimento, damn! Não é que MMA não seja, mas o wrestling alia a "luta livre" com a parte do entretenimento, isto é, storylines, feuds, angles, backstage, luzes, pirotecnia, música, etc.
Acabo por fim sublinhando toTaLmente o comentário do Kncukles.

De qualquer das formas e opiniões à parte, tens aqui um texto interessante, fluído e sem erros ortogáficos (e se existem são praticamente nulos). Construção frásica aprumada, gostei de lêr.
Parabéns. ;)
22 de dezembro de 2009 às 19:50  
Blogger FNSP comentou:
São opiniões ... gostos ... uns preferem x outros preferem y. Quanto ao facto do wrestling não ser apenas os combates, envolve como disseram as storylines, feuds, angles, etc ... e isso é para mim neste momento, a única coisa que me fará ver um ou outro pedaço de um show, ou determinado segmento. No fundo podemos chamar a tudo isso uma novela, algo que pessoalmente não me cativa ao ponto de ficar ali 'pregado' a ver tal coisa, algo que antigamente adorava, mas talvez tenha a ver com a idade, tal como antigamente gostava de ver telenovelas, morangos com açúcar e essas coisas, hoje em dia é algo que passa-me completamente ao lado.

Com o passar do tempo os gostos vão mudando e aposto que daqui a um par de anos, muitos daqui pensarão que o wrestling por e simplesmente não vale nada, ou mesmo eu poderei daqui a alguns anos, 'crucificar' a MMA.

btw, obrigado pelos elogios

Cumps ;)
22 de dezembro de 2009 às 20:22  
Blogger TheGreatOne comentou:
Wrestling e MMA são dois desportos, por assim dizer, muito parecidos. Têm ambos o mesmo resumo: gajos a andar à porrada. E por alguma razão, ver dois gajos a andar à luta é algo que a nós, humanos, por alguma razão nos cativa.

Referiste o facto de que os wrestlers lutam muito mais do que um lutador de MMA, mas se pensarmos bem, esse facto é apenas natural. Enquanto que os wrestlers já sabem de antecedência quem é que vão enfrentar, e o resultado e sempre têm um pouco de liberdade no que toca a "improvisar" o combate, os lutadores de MMA precisam de meses para treinar para um combate. Afinal de contas, têm de estudar o adversário, estudar a sua forma de lutar, juntando isso ao facto de terem de treinar muito os seus próprios ataques e até mesmo reversals de ataques. Além disso, os wrestlers sabem que têm de lutar durante um determinado tempo, e têm de "matar" tempo com ataques e submissões, um combate de MMA pode tanto durar o seu tempo de limite todo, como pode nem durar um minuto.

Enfim, o Wrestling e a MMA são muito parecidos no que toca ao seu objectivo central, mas quando dispensamos tempo para realmente analisar cada um até ao mais pequeno pormenor, reparamos que são muito diferentes.

Gosto deste espaço, Continua!
22 de dezembro de 2009 às 21:30  
Blogger Unknown comentou:
Adorei o testo concordo mas veja uma cara da WWE sofre muito mais que uma da UFC, na WWE ele tem q se preocupa em agrada o publico em fazer sempre bem o papel de seu personagem, ta é combinado mas todo mundo adora quando um Jeff Hardy sobe uma escada enorme para se atirar em uma swanton bomb, ou quando viu esse ano no Wrestlemania XXV Cena levantar Big Show e Edge, UFC é bom mas é muita brutalidade tipo eu consigo assisti WWE com minhas amigas elas adoram pedem direto pra ir na casa delas leva lutas pra gente assisti já UFC num tem nem como elas odeiam, por isso mesmo q o Mundo da WWE gera mais dinheiro q o Mundo do UFC
23 de dezembro de 2009 às 23:40