HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

Talking about MMA #3
Post por FNSP
Antes de mais, boa noite a todos! Sejam bem-vindos ao meu espaço, ‘Talking about MMA’. Estamos a menos de uma semana do UFC 108 que se realizará dia 2 de Janeiro. Porém não será esse o assunto em foco na rubrica de hoje. A MMA está ainda em fase de crescimento, muitos desconhecem a mesma e como tal, seguindo o conselho do Kapitas, irei falar mais na companhia em si, e deixar o preview do próximo evento para segundo plano. The Ultimate Fighter, ou simplesmente TUF … será esse o tema da minha rubrica.


Antes de mais, o que significa The Ultimate Fighter?

TUF é basicamente um reality show produzido pela UFC e Spike TV, onde 16 lutadores sem nome dentro da MMA, formam duas equipas lideradas por dois veteranos da UFC, que se enfrentarão até só restar um homem, que conquistará o tão desejado título ‘ultimate fighter’, bem como um contracto com a UFC. Mas desenganem-se aqueles que pensam que o TUF é um reality show como o big brother, quinta das celebridades ou algo do género … nesses ‘mais comuns’ assistimos a um bando de gente a representar para as câmaras, a vender o seu peixe tentando convencer o publico a não os mandarem para casa, a cochichar isto e mais aquilo sobre fulano e cicrano, ao passo que no TUF, vemos a vida de 16 lutadores, antes, depois e durante os combates, vemos os seus treinos, as suas rivalidades, enfim, tudo o que se pode imaginar.

O sistema de eliminação dá-se por rondas, todas as semanas os atletas têm um combate, onde o perdedor é eliminado. De realçar que ao longo das 10 edições que o TUF já teve, a categoria retratada vai mudando de ano para ano, na 1º edição que aconteceu no primeiro trimestre de 2005 por exemplo, houve 2 categorias envolvidas: Light Heavyweights and Middleweights, enquanto na 2º edição houve uma ligeira alteração: Heavyweights and Welterweights. Ao todo, nas dez edições que existem, 5 tiveram 2 categorias, enquanto que as outras 5, retrataram apenas 1 categoria, como foi o caso da edição nº 10 que terminou à pouco tempo, onde o Heavyweight , Roy Nelson foi coroado campeão. Nas temporadas onde haviam 2 categorias, no final era coroado um campeão de cada categoria, enquanto que nas outras edições apenas com uma categoria, tínhamos um único campeão.



Outro aspecto interessante do TUF, é o facto de podermos encontrar, entre os 16 candidatos, não só lutadores de MMA com pouca projecção, como também pessoas ‘normais’, como desportistas de outra modalidade (NHL por exemplo), pessoas que tentam relançar a sua vida, que tentam seguir algo diferente. No fundo, The Ultimate Fighter é encarado como um centro de formação, já que mesmo não ganhando o título ‘ultimate fighter, os lutadores, podem acabar por ingressar na UFC caso a companhia veja com bons olhos uma aposta neles. É o caso por exemplo de Kenny Florian que participou na 1º Edição, onde perdeu para Diego Sanchez que lutou no UFC 107 com B.J. Penn.

Por outras palavras, um lutador sem nome no mundo da MMA, sai do TUF, com uma base de fãs, que certamente quererão acompanhar o seu trabalho dai em diante, pois puderam ver a pessoa por detrás do lutador, e tal como disse um fã de UFC à uns tempos, «Para todos os telespectadores do programa, ficou nitidamente óbvio que nem todo lutador é um brutamontes marombeiro sem educação»

A 11º Edição está em preparação, para já pouco se sabe, a não ser que deverá ter inicio em Março de 2010, e que os 2 veteranos destacados para treinarem os 16 rookies, são nada mais nada menos que Chuck Liddell e Tito Ortiz.



Para finalizar, gostaria apenas de deixar as minhas previsões para o UFC 108 que ocorrerá no próximo dia 2, onde teremos o grande combate entre Rashad Evans e Thiago Silva. E já agora só a titulo de curiosidade, Rashad foi o veterano que liderou a equipa vencedora na ultima edição do TUF.

Rashad Evans vs. Thiago Silva
Dustin Hazelett vs. Paul Daley
Joe Lauzon vs. Sam Stout
Jim Miller vs. Duane Ludwig
Junior dos Santos vs. Gilbert Yvel

Legenda: A negrito estão os vencedores

Por hoje é tudo, espero que tenham gostado. Ah! e não esquecer de comentar ^^

Cumprimentos ;)

Etiquetas:



Enviar um comentário

 





Blogger West comentou:
Bom texto vuduu!

TUF é realmente uma série bastante interessante, comecei a ver a 8 e tbm segui esta última, de grande qualidade. De realçar que já sairam lutadores deste programa que se tornaram campeões mundiais, como é o caso do Forrest Griffin ou o próprio Rashad Evans.

Quanto ás apostas para o UFC acho que o Evans vá ganhar e teremos num futuro um Evasn vs Machida II, por muito que goste de Thiago Silva não o estou a ver a vencer o Rashad.

A tua aposta em Junior dos Santos é arriscada,apesar de ser um lutador em clara ascenção, tem um adversário de peso pela sua frente. Gilbert Yvel pode não ser muito conhecido porque nunca esteve na UFC, mas é um lutador bastante experiente e que pode muito bem arrecadar a vitória,esta luta não terá certamente os 3 rounds.

Espero muito uma vitoria de Paul Daley, gosto bastante do seu estilo e queria ve-lo em cima do card depois da vitória sobre Kampmann.

Mais uma vez bom texto, contina assim ;)
29 de dezembro de 2009 às 01:34  
Blogger FNSP comentou:
Antes de mais obrigado West, espero uma vitoria do Thiago Silva, mas se o Rashad sair vitorioso tambem não seria mal e sempre seria mais um para ir atras do titulo do Machida, que ainda enfrentará o Shogun num futuro proximo, combate esse do qual tenho grandes expectativas ^^

Quanto ao Gilbert Yvel vs. Junior dos Santos, com dizes é uma aposta arriscada, o Gilbert é bastante experiente e explosiva, alias, mais de metade das vitorias que tem em MMA foram alcançadas ainda antes do final do 1º round, mas ainda assim arrisco no Santos =P O seu kickboxe é algo MUITO BOM e acredito que terá um futuro risonho na UFC.

Cumps ;)
29 de dezembro de 2009 às 11:52  
Blogger João Lopes comentou:
Olá Red! tens aqui um belo artigo, gostei muito, porque pelo que percebi o The Ultimate Fighter é uma rampa de lançamento, e tal como em outros concursos mesmo que tal pessoa não fique vencedor já fica com "nome" de modo a que venha alguém e que pegue nela, e isso é deveras bom, e ainda melhor é o facto de não serem só lutadores mesmo de MMA, mas também outros desportistas que também podem (desde que tenham condição física apropriada) participar, é uma forma de seguir outro rumo, ou de alcançar a fama "noutro mundo".

Cada vez me venho a interessar mais por este desporto, estou a ponderar começar a visionar aos bocadinhos para ver se tomo o gosto.

Fica bem, e mais uma vez, bom trabalho ;)

PS: Tenho que dizer que gosto da tua escrita, directa e compreensiva, és a pessoa ideal para este tipo de artigos!
29 de dezembro de 2009 às 16:24  
Blogger Menaia comentou:
Subscrevo na totalidade o comentário do Jippy.

Mais um bom artigo, Vuduu! :D
29 de dezembro de 2009 às 21:10  
Anonymous Helton(o do Porto mesmo) comentou:
está mto bom !!!

ja vejo kuase k seguido e sem falhas os torneios UFC desde o ano de 2003/04!!!o meu primeiro foi o 45 !! grande luta entre o Matt Hughes vs Frank Trigg!!
tambem nao faltava a reuniao de pessoal k faziamos para ver os antigos torneios de Pride na GNT (o Vale Tudo)!! todos os sabados a partir das 2 ate as 4 ou mais!!!

mas para mim(e na minha sincera opiniao) o BOOM foi mesmo kuando xegou o Lesnar!!! ate la o UFC era completamente desconhecido!! (apeas opiniao pessoal)
o k é k axas??

sugestoes para as proximas ediçoes: Fedor Emilianenko

UFC vs Strike Force vs K1 vs Dream vs Pride kual a melhor e as diferenças entre kada uma.
Proximo Heavyweight Champion?
2 de janeiro de 2010 às 16:04