HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

Talking about MMA #7
Post por FNSP
Antes de mais, bom dia a todos! Sejam bem-vindos ao meu espaço, ‘Talking about MMA’. Depois de na passada semana ter falado sobre a história dos 5 títulos existentes na UFC, venho agora falar-vos sobre os 5 actuais campeões.

Lightweight - 66 aos 70 kg – BJ ‘the prodigy’ Penn
Original do Hawaii , B.J. Penn é o actual campeão de pesos leves, sendo também considerado por grande parte dos apoiantes da modalidade, no melhor lutador da sua categoria em todo o mundo. BJ foi o primeiro não brasileiro, a conquistar o cinto preto em BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu) em Nova União (academia de BJJ e uma das equipa de MMA localizada no Brasil). Depois de chegar ao cinto preto em BJJ, abriram-se novas portas para Penn. Baby Jay teve o seu primeiro combate de MMA na UFC, no evento 31 contra um profissional de box, Joey Gilbert, na altura Penn saiu vitorioso (TKO), não deixando sequer o 1º round acabar. Seguiram-se outros combates na UFC e após alcançar a 6º vitória, Penn teve uma oportunidade pelo Welterweight Championship, titulo esse que venceria no último dia de Janeiro de 2004, frente a Matt Hughes.

Image and video hosting by TinyPic


Um par de meses mais tarde, Penn sairia da UFC, para assinar pela K-1, onde realizou 2 combates, um deles contra o actual campeão de pesos meio pesados, Lyoto Machida, tendo a vitória sorrido ao brasileiro, que na altura lutou com 102kg, contra 86,5kg de BJ. Deu-se então o seu regresso à UFC onde acabaria por perder para Georges St-Pierre. 6 meses depois, novo combate e nova derrota, desta vez para Matt Hughes. BJ submeteu-se então a um treino intensivo, de modo a acabar com as suas falhas, treino esse que pode-se dizer ter feito maravilhas em The Prodigy, que voltou melhor que nunca, tendo nos 6 combates seguintes, vencido 5, tendo numa delas inclusive, ganho o UFC Lightweight Championship.

Histórico de MMA: 15 vitórias, 5 derrotas, 1 no contest
Estilo: BJJ e Boxe



Welterweight (71 aos 77 kg) – Georges St-Pierre
Georges St-Pierre, ou simplesmente GSP, nasceu no Canada em 1981. GSP começou a praticar karate para se defender do bullying que sofria na escola, passado algum tempo, seu professor de karate faleceu, GSP optou por mudar de rumo, virando-se para o wrestling e BJJ, sendo neste momento cinturão preto quer de Karate, quer de BJJ. Segundo Pierre, o seu sonho desde miúdo, era de se tornar campeão na UFC, seguindo as pegadas do seu ídolo, Royce Gracie. Assim começou a luta por um lugar no topo da UFC. O seu 1º combate, foi no inicio de 2002, na Universal Combat Challenge, contra o também canadiano Ivan Menjivar, seguiram-se mais 4 combates na UCC, até GSP assinar pela UFC, onde derrotou o arménio, Karo Parisyan no seu combate de estreia. Em Outubro de 2004, no seu 3º combate na UFC, Pierre viria a perder para Matt Hughes, naquela que foi a sua primeira derrota, seguiram-se 6 combates sem conhecer o gosto da derrota, tendo derrotado homens como BJ Penn, Sean Sherk. Foi então que GSP teve a sua oportunidade para conquistar o UFC Welterweight Championship, o seu sonho estava mais próximo de se tornar realidade agora e GSP assim o fez, derrotou Hughes ainda no 2º round, conquistando o tão desejado título.

Image and video hosting by TinyPic


GSP havia alcançado o seu sonho, porém apenas 5 meses mais tarde, Matt Serra roubaria o titulo ao canadiano, pouco depois Serra lesionou-se gravemente, GSP e Hughes avançaram na disputa pelo titulo interino, tendo o canadiano derrotado o americano, assim que Matt Serra voltou à competição, foi marcado o combate entre Serra e GSP para decidir o Undisputed UFC Welterweight Championship. Em plena terra natal (Montreal), Georges St-Pierre não desiludiu e derrotou Serra tornando-se no Undisputed UFC Welterweight Championship. Depois disso teve 3 defesas com sucesso, estando a próxima marcada para Março do presente ano, contra Dan Hardy. Em 2008, GSP foi galardoado, com o premio de 2008 Most Outstanding Fighter, pelo Wrestling Observer, tendo ainda no ano de 2008 e 2009, sido escolhido como Canadian Athlete of the Year.

Histórico de MMA: 19 vitórias, 2 derrotas
Estilo: Kyokushin (variante do karate), Muay Thai, Wrestling, BJJ e Boxe



Middleweight (78 aos 84 kg) – Anderson ‘the spider’ Silva
Anderson Silva, é um dos brasileiros com maior sucesso no mundo da MMA, detém actualmente a maior strike de vitórias consecutivas da UFC (dez!). Anderson começou a praticar Tae kwon do aos 14 anos, e 4 anos mais tarde já era cinto preto, possuindo também um cinto preto a judo e BJJ (este ultimo dado pelo grande Antonio Rodrigo Nogueira), sem falar no cinto amarelo em capoeira. A estreia de Anderson na MMA, foi ainda no Brasil, numa organização chamada Mecca, contra Luiz Azeredo, na altura uma estreia amarga, já que a vitoria foi para Azeredo. Silva continuou no Brasil por mais uns tempos, tendo em 2002 assinado pela Pride, na altura vinha com uma strike de 6 vitórias consecutivas, a estreia no Japão não podia ser melhor, tendo derrotado Alex Stiebling. Silva continuou na Pride, tendo posteriormente lutado na Cage Rage do Reino Unido.

Image and video hosting by TinyPic


Em 2006, Silva assinaria pela UFC, na altura trazia na bagagem 15 vitórias e 4 derrotas. Estreiou-se na UFC contra Chris Leben, num combate que nem durou 1 minuto, já que Silva deixou o americano apagado. Os responsáveis da UFC decidiram então dar uma oportunidade por um titulo a Anderson Silva, logo no seu 2º combate na UFC. Rich Franklin seria o seu oponente, muitos duvidavam do brasileiro, mas as duvidas logo se dissiparam, já que em Silva arrumou o campeão Franklin em menos de 3 minutos, tornando-se assim no UFC Middleweight Champion. Estamos em 2010, e contra as expectativas de muitos, Anderson Silva continua campeão (4 anos!), tendo derrotado grandes nomes como Nate Marquardt, Rich Franklin, Dan Henderson e a ultima, contra Forrest Griffin. Entretanto surgiram alguns rumores que diziam que Anderson Silva estava a planear se retirar da MMA.

Histórico de MMA: 25 vitórias, 4 derrotas
Estilo: Muay Thai, Boxe, BJJ, Tae Kwon Do, Judo e Capoeira



Light Heavyweight (84 aos 93 kg) – Lyoto ‘the dragon’ Machida
Lyoto Machida, nasceu em Salvador no Brasil, é descendente de japoneses, sendo o seu pai mestre em Shotokan (variante do karate). Começou a treinar karate aos 3 anos! E aos 13 já era cinturão preto, ainda antes de alcançar a maior idade, Machida treinou sumo e BJJ. Ainda em pequeno participou em vários campeonatos de Karate, bem como de sumo. Na escola, Machida acabaria por conhecer Antonio Inoki, que acreditou no potencial de Lyoto e se predispôs a treina-lo, ensinou as bases de Muay Thai e wrestling. A sua caminhada no mundo nas Mixed Martial Arts, começou em 2003, tendo na sua estreia derrotado o japonês Kengo Watanabe, num dos shows da NJPW. Seguiram-se mais combates, entre os quais, alguns na K-1, onde derrotou o actual campeão de pesos leves, B.J. Penn.

Image and video hosting by TinyPic


No inicio de 2007, Lyoto assinou com a UFC, tendo na sua estreia derrotado Sam Hoger, alcançando assim a 9º vitoria consecutiva em MMA. Nos combates seguintes, o grau de dificuldade ia aumentando, até chegar a Tito Ortiz e Thiago Silva, dois combates que acabaram com a vitória de Machida. Seguiu-se então o primeiro combate por um titulo. UFC Light Heavyweight Title, em jogo num combate entre Rashad Evans e Lyoto Machida. Pode-se dizer que Evans substimou Machida e acabou deitado no chão ao fim de 2 rounds, depois de Machida o deixar KO com os seus punhos. O publico estava completamente rendido a Machida que tornou-se num dos atletas com maior poder de esquiva, sendo que poucos são os ataques que o acertam. Em Outubro de 2009, Machida teve a sua 1º defesa, foi contra Mauricio ‘shogun’ Rua, combate esse que acabou por pender para Machida, uma decisão que não convenceu muitos dos fãs de MMA. Só a titulo de curiosidade, Machida pratica urinoterapia, uma pratica que consiste em beber da sua própria urina, segundo o campeão, urinoterapia age como uma segunda filtragem no organismo.

Histórico de MMA: 19 vitórias
Estilo: Karate / Shotokan, BJJ e Sumo



Heavyweight (93 aos 120 kg) – Brock Lesnar
Chegamos por fim ao campeão de pesos pesados, e possivelmente aquele que é mais conhecido por estas bandas. Lesnar nasceu em South Dakota, nos Estados Unidos. Desde cedo que Lesnar interessava-se pelo wrestling, tendo competido em vários torneios, a maioria ainda como amador. Em 2000, Brock assinou com a WWF, tendo sido enviado para a OVW juntamente com Shelton Benjamin que foi seu companheiro de quarto na Universidade, tendo ambos conquistado o OVW Southern Tag Team Championship. 2 Anos depois, Lesnar teria a sua ‘verdadeira’ estreia. Brock permaneceria na WWF/WWE até meados de 2004 quando tentou uma nova vida, como jogador de futebol americano na NFL (National Football League). Porém as suas habilidades como jogador de futebol americano não eram as melhores e acabou por sair desse ramo, voltando ao wrestling, tendo assinado pela New Japan Pro Wrestling.

Image and video hosting by TinyPic


Em 2007, a vida de Lesnar voltaria a sofrer alterações, deixando o wrestling de lado, apostou forte numa carreira em MMA. Em Julho desse mesmo ano, Lesnar teria a sua estreia contra o sul coreano, Min-Soo Kim, tendo a vitória sorrido ao americano. Não demorou muito para a UFC o contratar, tendo logo no seu 1º combate em Fevereiro de 2009, defrontado Frank Mir, combate esse em que a vitória acabaria por ir para o lado de Mir. Depois de alguns meses a treinar, Lesnar voltaria a combater, desta vez frente a Heath Herring, conseguindo a sua 1º vitória na UFC. Seguiu-se então um combate pelo título contra Randy Couture, combate esse que muitos defendem que a presença de Lesnar no mesmo foi injusta para outros lutadores, já que estavam em melhor posição para lutar pelo título, ao contrario de Brock que tinha apenas 3 combates em MMA. Porém Lesnar acabaria por calar muitas bocas, derrotando o veterano Couture, conquistando assim o título. Quase 1 ano mais tarde, teria a sua 1º defesa, tendo derrotado Frank Mir. Actualmente, Lesnar encontra-se parado, devido a uma lesão grave, porém correm rumores que o seu regresso poderá estar para breve.

Histórico de MMA: 4 vitórias, 1 derrota
Estilo: Wrestling


Espero que tenham gostado, por hoje é tudo.


Cumprimentos,
Vuduu

Etiquetas:



Enviar um comentário

 





Anonymous Helton(o do FCP mesmo) comentou:
Mto bom!!!Continua!!

nao sabia k a NJPW ja tinha tido kombates a valer!
afinal akilo e uma WWE japonesa!
E kuando o Brock xegar vai kontinuar a devastaçao!!a nao ser k venha em mto ma forma!
o Anderson Silva é o fenomeno!

axu k tas a falhar numa koiza só!
podias komeçar a adicionar um videozito ou outro!
sem exageros! tipo pa substituir as fotos!

numa proxima kronika podias falar de antigos grandes lutadores!
tipo Dan Henderson , Couture, Lidell, Wanderlei Silva, Minotauro etc.
26 de janeiro de 2010 às 00:48  
Blogger FNSP comentou:
Agora que falas nisso, acho que nunca pus um video =P terei isso em conta ^^

Quanto à sugestão, porque não? O proximo post será sobre os contenders aos titulos, e depois teremos o UFC 109, depois dele farei então o tal post com incidencia sobre as lendas ...

Cumprimentos,
Vuduu
26 de janeiro de 2010 às 10:22  
Blogger Hugo Carvalho comentou:
Boa revisão aos campeões da UFC, este é um dos espaços que fazia falta nesta cwo. Helton (o do FCP mesmo) o que é que se passou no túnel da luz, quer este ano quer o ano passado? É verdade que estiveste entre os envolvidos? Enfim, á com cada cromo. É verdade que o Rodriguez detesta o Benfica?
26 de janeiro de 2010 às 19:40  
Blogger Johnmds comentou:
Gostei mesmo. Coincidência ou não, os brasileiros dominam o UFC :D
Do mesmo queria ver Minotauro contra Brock Lesnar (apesar de não saber se os dois são da mesma categoria).
Cumprimentos Vuduu, continua com os bons textos (gostei do nosso escambo :P )
26 de janeiro de 2010 às 20:23  
Anonymous Helton(o do FCP mesmo) comentou:
Hugo!!
o rui costa tem a mania k é Frank Mir mas eu sou + numa de Brock ==)))
28 de janeiro de 2010 às 00:27