HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

On MDS Landscaping V
Post por Johnmds
Image and video hosting by TinyPic
Enter to On MDS Landscaping! O recinto de debates do Wrestling Alliance e CWO vem, ao melhor costume "One Night Only", hoje, reformular-se e proporcionar, ainda assim, um aprazível algoritmo. Mesmo saindo de seu cerne, nesta quinzena, este sítio, porém, ainda contará com conceitos distintos. De um lado, temos um grande especialista de MMA na Comunidade, Vuduu e do outro, o vosso anfitrião, Johnmds. Ora, ainda que assemelhando-se mais a um artigo, procurarei fundamentar-me onde detenho maiores conhecimentos, o pro-wrestling e sim, para não se tornar algo enfadonho, pô-lo a prova com as lides das Mixed Martial Arts. Ora, enfim, para perceberem mais é mesmo com o decorrer desta edição. Primeiramente, boas Vuduu, sinta-se à vontade nesta casa e podes interromper minha análise em qualquer fragmento, sendo hoje tu o especialista! Obrigado por teres aceite o convite!

Vuduu:
Obrigado, antes de mais nada agradeço o convite e vou tentar responder a tudo o melhor possivel ;)

Definição: Mixed Martial Arts ou então Artes Marciais Mistas é a acepção para um esporte com anos de tradição e prestígio. Baseiam-se, mormente, em contacto físico em pé e em técnicas no chão. Como o próprio nome elucida, o esporte permite o uso de inúmeras tácticas para combater o oponente, dentre as quais destacam-se golpes com punhos, cotovelos, joelhos, além das habituais maneiras de imobilização.

Image and video hosting by TinyPic

Um pouco de História: O vale-tudo, como também é notório, tem princípio já na antigüidade, com o Pankration. Anos porvindouros, no século XX, justamente, Carlos Gracie - irmão mais velho do lendário Hélio - elaborou um torneio contendo um competidor de cada estilo de combate, tendo o campeonato ficado designado como "O Desafio dos Grace". Com a consequente ascendência da popularidade destas lutas nos Estados Unidos, Orion Grace, em 1993, adjunto a alguns sócios criou uma companhia, nomeada Ultimate Fighting Championship. Anos mais tarde, surgiu também no mundo nipónico o interesse pelos embates, tendo surgido a empresa PRIDE Fighting Championships.

Apenas em 2001, o empresário de boxe Dana White conseguiu, com subsídio de alguns amigos seus, do ramo de Cassinos, comprar a maior parte das ações da UFC. Depois de legalizar o esporte nos estados americanos, Dana impetrou que o desporto continuasse sua jornada rumo ao topo, tendo em 2007, conseguido um grande passo: a compra do Pride. Presentemente, a empresa de White é a maior do planeta no ramo, com um preço estimado de um bilhão de dólares e dominação de mais de 90% do mercado mundial de MMA.

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic
Regras basilares do UFC…
Os lutadores enfrentam-se num octógono (ringue cercado de oito cantos) com 3 rounds de 5 minutos (com exceções para lutas valendo campeonatos, nas quais são meia dezena de assaltos com mesmo quantidade de tempo).

° Desqualificação - Podem ocorrer caso algum lutador tenha, de forma intencional, aplicado um golpe ilegal em seu oponente (cabeçadas, golpes na região cervical) ou tenha efetivado um movimento extinguido (segurar nas grades seguidamente, como modelo).

° Finalização - O combate pode findar-se quando um dos oponentes, mediante a técnicas de submissão, desistir ou então desmaiar.

° Nocaute - Dá-se quando, ao sofrer um golpe letal, um dos combatentes fica inconsciente.

° Nocaute Técnico - Existem diversas formas de ocorrer o mesmo:

Decisão Médica _ Ocorre na ocasião em que o médico repara nas não-condições de algum combatente progredir no embate, apartir de um corte ou lesão. Assim, sempre que notar que a integridade física do fighter está ameaçada, o doutor pode findar o combate, preservando-o de piores acontecimentos. Adversa a escolha do lutador, o médico tem palavra final e, apartir do momento que este queira terminar a luta, o lutador não pode prosseguir no combate.

Interrupção do Árbitro _ O mediador termina a luta apartir do momento que percebe que um dos lutadores não está se defendendo ou não esboça reacção alguma.

Lesão _ Quando alguma lesão visível se manifesta, o juíz ou o próprio lutador - manifestando desistência -, sem necessidade de consulta médica, podem rematar o combate.
Image and video hosting by TinyPic

° Decisão do Júri - Quando uma luta tem todo seu tempo findado tendo, em nenhum dos 3/5 rounds um lutador perdido o combate, a decisão fica cabível ao júri. Composto por 3 sujeitos, eles analisam minuciosamente diversos critérios, dentre os quais destacam-se agressividade, contundência do pé, domínio no chão, dentre outros.
Image and video hosting by TinyPic

O octógono: A gaiola é uma estrutura octogonal, com paredes de correntes de metal pretas. Tem um diâmetro de 9.8 metros, consentindo 9.1 metros de espaço, sopesando ponta a ponta. A gaiola assenta-se em uma plataforma posta a 1.2 metros do chão. É acolchoada com espuma no cume. Tem duas portas de entradas, uma oposta a outra. A lona, pintada com logotipos de patrocinadores e de arte é trocada a cada evento.
Image and video hosting by TinyPic

Roupa própria para lutar: Todos competidores tem de lutar em shorts aprovados, sem usar sapatos. Camisetas, calças compridas ou bermudas não são permitidas. Os fighters devem usar luvas igualmente pré-aprovadas , que incluam acolchoamento à volta do nó dos dedos, que permitem que agarrem com maior facilidade. Assim, resguardam as mãos dos combatentes, em socos, de quebrar-se ou ferir-se, ainda assim, permitindo agarrões. Inicialmente, os trajes no UFC eram abertos à qualquer roupa, obviamente que aprovada transcendentemente. Ora usavam os shorts de boxe, ora usavam calças compridas.

Categorias: O UFC usa, ultimamente, as subseqüentes classes:

° Lightweight: 146 à 155 libras (66 à 70 kilos)
° Welterweight: 156 à 170 libras (71 a 77 kilos)
° Middleweight:171 à 185 libras (78 à 84 kilos)
° Light Heavyweight: 186 à 205 libras (84 à 93 kilos)
° Heavyweight: 206 à 265 libras (93 à 120 kilos)

Nada obstante, existem também outras 4 categorias explicitadas nas Regras Unificadas, as quais o UFC não usa:

° Flyweight: menos de 126 libras (57 kilos)
° Bantamweight: 126 à 135 libras (57 à 61 kilos)
° Featherweight: 136 à 145 libras (62 à 66 kilos)
° Super Heavyweight: mais de 265 libras (120 kg)

Questionário, com Vuduu!
Depois de algumas introduções supérfluas para qualquer sujeito que detenha um ínfimo de ciência adjunto ao desporto das Artes Marciais Mistas, agora, com réplicas do Vuduu enalteceremos panoramas mais desenvolvidos do MMA mundial.

Presentemente, a WWE é por muitas vezes admoestada pela atitude tomada na medida da classificação etária do produto. A empresa de Vinnie O'Mac é designada como infantil e, com isso, muitas vezes procura-se argumentos para criticar e explicar o porquê da suposta "decadência" da maior empresa de luta-livre. Em suma, achas que, pela falta de fereza na WWE, muitos fãs podem migrar para vertentes MMA ?

Vuduu: Na minha opinião essa mudança da WWE para a MMA não se deve ao facto do produto que Vince apresenta ser algo infantil, mas sobertudo porque na WWE tens promos e combates onde tudo está programado e pouco liberdade há para fazer isto ou aquilo, enquanto que na MMA é basicamente luta.
Image and video hosting by TinyPic

O canadense George St. Pierre, também conhecido como GSP ou Rush tem uma carreira de sucesso nas artes marciais. Por ter sido vítima de bullyng, ainda criança, o sujeito passou a especializar-se, portanto desde púbere, no caratê Kiokushin. Mais tarde, ele também aprendeu boxe, luta-livre e jiu-jitsu brasileiro. Com 20 vitórias e apenas 2 derrotas no seu cartel, crês que, na actualidade, George St. Pierre é o mais completo fighter ?

Vuduu: Classificá-lo como o mais completo é complicado, mas é sem duvida dos lutadores que se encontra em melhor forma, não só na UFC mas também em todo o mundo MMA.

É deveras complicado assentar-se com uma carreira de sucesso no panorama de MMA. Ainda pior é virar um ícone, ser seguido por massas, ter estatuto de Hall of Famer. Muitos são lembrados, contudo é difícil sagrar o melhor. Qual, na sua concepção, é o melhor lutador de todos tempos ? E da actualidade ?

Vuduu: Aqui está uma questão complicada, é dificil nomear o melhor, até mesmo porque temos meia duzia de categorias, logo é complicado comparar um lutador que lute com 70kg a um com 120kg. Mas diria que Carlos e Hélio Grace antigamente e nos dias de hoje Fedor Emelianenko, GSP e Anderson Silva.
Image and video hosting by TinyPic

Nascido em Rubejnoe, Lugansk, actual Ucrânia, Fedor ou Fiódor Emelianenko tem um talento nato, mesmo (salvo erro) nunca tendo lutado no UFC. Em 33 lutas, o ucraniano venceu 32 e perdeu apenas 1. Um combate na StrikeForce, dois no Affliction, inúmeros no Pride e alguns em companhias menores. Por que a UFC, enfim, não faz alguma pressão sobre o sujeito, buscando tê-lo em uma luta, ao menos, no seu Show ? E por que o próprio Fedor não quer lutar na Ultimate Fighting, mesmo sendo a empresa de maior destaque no panorama do MMA ?

Vuduu: Tanto quanto sei a UFC bem tenta, mas Fedor permanece implacavel, segundo alguns rumores foi-lhe mesmo oferecido 30M de dolares por 6 lutas na UFC, porém o ucraniano não aceitou. Com isto muitos especulam (e aqui posso dizer que sou um desses) que Fedor estará com medo de ser posto contra Lesnar por exemplo e sair derrotado perdendo assim o 'titulo' de melhor do mundo.
Image and video hosting by TinyPic

Antônio Rodrigo Nogueira, mais manifesto pela antonomásia de Minotauro. Wanderlei Silva. Ambos brasileiros que, querendo ou não, impetraram êxito na sua carreira no UFC. Somados suas 66 vitórias e 16 derrotas, os sujeitos tem 33 anos, uma idade que elucida, para breve, quisá, uma aposentadoria. Achas que ambos ainda podem ser campeões ?

Vuduu: Acho que sim, embora estejam longe do que já foram, ainda conseguem dar uma boa luta, e aposto que pelo menos um deles voltará a ser campeão, agora quem é mais dificil =P

A empresa de maior proeminência no cenário do vale-tudo tem um longo caminho trilhado. Conseguiu sobrepor-se contra leis que proibiam o desporto e, com isso, rapidamente alçou-se a ser a companhia com maior êxito. Tendo assim, larga vantagem sobre outras empresas do mesmo esporte, contudo, na tua opinião, qual empresa que apresenta maior concorrência para o UFC ?

Vuduu: Neste momento a maior concorrente à UFC … diria que a StrikeForce

Sobretudo no próprio UFC, existem alguns brasileiros que, de maneira ou outra, conseguem alcançar o sucesso rápido e, com isso, ao mesmo tempo, títulos. Talvez, tirando os EUA, o Brasil seja o país que detêm mais competidores neste desporto. Como explicas esta grande demanda de combatentes de um mesmo país, o Brasil ?
Vuduu: A MMA provem do vale tudo, um desporto que nasceu no brasil, dai a grande afluencia.

Por ser um esporte sem pré-determinadas requisições quanto à maneira de lutar, surgem inúmeros estilos de lutas distintos. Ora, jiu-jitsu, ora capoeira e até mesmo o wrestling ficam coevos. Entretanto, nem sempre eles agradam ao telespectador, portanto Vuduu, quais seus estilos de lutas favoritos ?
Vuduu: Muay Thai e Kickboxing, sem duvida!
Image and video hosting by TinyPic

Poucas famílias podem sentir-se totalmente em completo êxito em determinado panorama, todavia, é mesmo assim que os Gracie vivem. Principais fundadores do UFC e organizadores de vários torneios logo no início da prática do MMA, pode-se dizer que eles são praticamente os percursores do esporte. É complicado determinarmos um principal feito deles mas, para ti, qual a principal façanha dos Gracie no MMA ?

Vuduu: Penso que independentemente do sucesso dos Gracie na MMA, o facto de terem sido os pioneiros do BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu), é algo que serão para sempre lembrados.

Na luta-livre, mesmo sendo todos segmentos/combates falsos, é necessária uma pressuposta carisma e talento nato ao falar. No UFC, por outro lado, isto apenas subsidia para que o público goste mais/menos de algum combatente, sendo algo meramente superficial. Temos ainda casos como o do ex-WWE Champion Brock Lesnar que mesmo não necessitando, carrega consigo, uma demasiada polémica. Pensas que estes artifícios afora o combate, são positivos ? A controvérsia pode beneficiar, no momento que mexe com o psicológico de um oponente ?

Vuduu: Isso tudo varia de caso para caso, tens aqueles lutadores que gostam de picar os oponentes dizendo isto e mais aquilo e depois na hora h acabam por sair derrotados.
No wrestling, existem sujeitos com grande portes físicos e uma destreza insigne. No MMA, isto acaba se tornando positivo e até mesmo devastador. Com a consequente demanda de maior dinheiro no esporte marcial e, sabendo de sua força e aptidão, inúmeros ex-wrestlers acabam por desistir de sua carreira no esporte falso e embarcam na dura jornada de alçar-se em uma empresa de MMA. A exemplo de Brock Lesnar e Ken Shamrok, quais, na tua opinião, os lutadores de wrestling que singrariam no MMA ?

Vuduu: Esta é uma pergunta que não consigo responder, isto porque não basta ter um bom porte físico ((Lesnar, Lashley), porte físico leia-se músculos e mais músculos) para singrar na MMA, isto porque temos as categorias de pesos leves e meio leves onde muitas vezes é a rapidez e a resistencia que importam.
É chegado o momento da Pergunta Intrusa. Tenho de convir que foi deveras complexo buscar alguém que tivesse o mínimo de conhecimento conexo às lides de MMA e, como não encontrei ninguém deste ramo na CWO afora o meu convocado de hoje, fiquei-me pelo Angelic Zero (risos). Obrigado rapaz pela pergunta, brincadeiras a parte.

Até agora, quem foi que acumulou mais reinados como campeão na história do UFC?
Vuduu: Se não estou em erro é o Randy Couture com 3 títulos na categoria de pesos pesados e 2 na categoria de pesos meio pesados.
Admiravelmente, tive uma ideia ao fazer este espaço. Ora, falamos de MMA, algo do qual pouco percebo e assim, apresto um novo fragmento de questão ao On MDS Landscaping. Chama-se The Invasion, onde - mais ou menos seguindo o modelo dos primórdios deste artigo, no Three Way Dance - é colocado um vídeo sobre determinado assunto e faz-se uma pergunta directa, sem rodeios e que, por si só, é polémica. O nome é em conta de haver, além do convidado quinzenal, outras personalidades desta comunidade contrapondo, conexos, no litígio.
Edge é overrated ? Tendo em conta apenas seus grandes feitos sido conseguidos em hardcore matches e tag team matches.

Fundertaker: Edge overrated? Não, de todo. Para alguém que tem estado consistentemente over durante mais de 10 anos (fora os óbvios periodos de lesão), que teve uma personagem que sofreu evoluções várias, que fez parte da equipa mais popular da última década e meia, que consegue ainda hoje em dia inovar em combates que permitem o uso de objectos vários e que, talvez acima de tudo isto, ainda consegue ter o público nas suas mãos como um main-eventer, sobrevalorizado não é de certeza.
Vuduu: Overrated? Acho que não, aliás, Edge é dos lutador errrg superstars favoritas. Além de um grande carisma as suas ring-skills são superiores a muitos que por ali andam. Quanto ao ter ganho isto ou aquilo em hardcore/tag team matchs não quer dizer nada, se formos por ai ele não valai nada porque aproveitou-se n vezes do money in the bank para conquistar o título maximo da companhia.
Obrigado Vuduu, pela vossa aparição no On MDS Landscaping, perdoe-me o excessivo número de perguntas e volte e comparecer quando quiser. Boa sorte no teu blog, o Carpe Diem e também em vossos outros blogs, o Wrestling Notícias e o Wrestling Alliance. Fica bem e sucesso, rapaz.
Vuduu: Obrigado eu, foi um prazer participar do On MDS Landscaping, boa sorte para o teu projecto e para todos aqui no WA. E já agora, façam o favor de visitar: http://carpediem-90.blogspot.com/ =P
P.S. Pela ausência do quiz quinenal (tendo em conta já sabermos que o meu convidado de hoje é o maior conhecedor de MMA da blogosfera e sendo injusto também impormos um questionário adjunto à wrestling, já isto não apetecendo mais Vuduu), decidi propor uma questão a vocês, leitores:
Qual o principal atributo que o wrestling tem, frente ao MMA ?

Etiquetas:



Enviar um comentário

 





Blogger "The Icon" Kapitas comentou:
Vudduu de volta por terras púrpura XD

bem, não vou discutir muito o conteúdo, pois para ja MMA ainda não e a minha praia, mas prepara-te pois estou a começar a ganhar o bichinho :p

Edge overated?! só mesmo de Gimmick...

mais uma vez bom espaço "brazuca"...
24 de abril de 2010 às 15:24  
Blogger Fábio Santos comentou:
Ora bem, MDS tens aqui mais um fantastico OML com o Vuduu, que ja ha tempos que nao via este ultimo a escrever qualquer coisa sobre MMA... eu sou sincero, pois eu so vejo MMA quando é combates com o Bobby Lashley e com o Brock Lesnar, nao me perguntem porque, pois prefiro ver wrestling do que MMA, apesar de haver muita gente dizer a mim que aquilo e verdadeiro e bla bla.

O wrestling tem historia e tem alguns pontos que em 2006 nunca pensei ouvir falar na minha vida, pois eu gosto e gostaria de sentir como era tar num ringue... xD

Enfim, quanto a questao, tenho de dizer que o Edge nao e nada overrated, pois este homem ja deu provas que consegue ser bom tanto a heel como a face (so que este ultimo face turn nao gostei muito), mas epa este homem tem algumas coisas que muitos gostariam de ter e esperemos que agora seja uma altura de ele começar a ganhar forma, pois eu acho que regressou mais cedo que o normal...

MDS, tens aqui um grande texto e esperemos que continues assim nos proximos 15 dias ;)
29 de abril de 2010 às 23:14