HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

On MDS Landscaping
Post por Johnmds

Enter to On MDS Landscaping! O recinto de debates do Wrestling Alliance e CWO era suposto não ser publicado esta semana. Ocorreram alguns atrasos de convidados que, somados com os meus, fizeram com que eu tivesse problemas de postagem neste último sábado. Ora, hoje é domingo, de qualquer maneira atrasei-me mas, para não deixar-lhes sem OML neste final de semana, fui buscar no PWInsider e no bGW questões e respostas relativas ao espaço Q&A do referido blog internacional. Assim, meus convocados desta quinzena são, nada mais nada menos do que Dave Scherer - fundador do PWI e jornalista de wrestling desde meados dos anos '90 -, Buck WoodWard e Mike Johnson.


A TNA ganhou demasiado hype depois da chegada dos senhores Hulk Hogan, Eric Bischoff e Ric Flair, principalmente. A empresa ganhou ares mais ousados, como passar seu programa semanal às segundas-feiras, concorrendo directamente com a Monday Night RAW, alterar o ringue de seis lados para um habitual, de quatro. Estas medidas não agradaram à todos, ao que já diz-se sobre perda de fans - no caso, ganho de alguns. Em suma, como achas que a Total Nonstop Action pode melhorar ?
Johnmds: Creio que a empresa de Dixie Carter deveria usar de seus pontos fortes e ganhar alguns mais. Primeiramente, colocava os lutadores principais da empresa - afora os ex-WWE - (AJ Styles, Samoa Joe, Sting,...) à levarem um grande push, trabalhando com Flair e Hogan, por que é para isto que eles estão ali. Os restantes seria usados para chamar à Mídia de fans da empresa de Vinnie McMahon, sendo que, quer queiramos ou não, Jeff Hardy, Rob Van Dam, Kurt Angle são fan favorites. Depois eu voltava a diversificar o produto das concorrentes, com o velho ringue e um divisão mais consistente, no que toca à Knockouts e X-Division. Em suma, eram estas as medidas.
PWInsider: Isso é uma questão muito subjectiva. Pessoalmente, gostava de ver eles diferenciarem mais o seu produto da WWE, focando-se nos grandes lutadores que têm. Gostava de ver o foco do programa centrado em grandes combates e longe das coisas que não tem nada a ver com wrestling que a WWE costuma fazer. Nesta altura, qualquer pessoa que quer ver um produto do género WWE, vê a WWE! Por isso a TNA tem de ser única e marcar pela diferença.
Falando em Vince McMahon, este senhor e fundador da World Wrestling Entertainment já não é nenhum púbere. O homem já lá vai em sua velhice e assim, como tudo na vida, logo sua presidência na maior empresa de wrestling do mundo chegará ao fim. Como o próprio diz e elucida, os novos donatários virão a ser sua filha, Stephanie, e seu genro, Triple H. Pensas que, quando isto verificar-se, Steph e HHH serão capazes de carregar a companhia ?
Johnmds: Isto me gera muitas dúvidas, por um lado, ela tem mesmo sangue de seu pai e, como costuma-se dizer, filho de peixe, peixe é. Por outro, Vince é Vince e sempre o será. Ele é o homem que conseguiu dominar o cenário do pro-wrestling e fazer com que a empresa de seu pai virasse na maior do mundo no desporto. Steph já não terá tanto trabalho no que trazer Mídia diz respeito. O seu maior desafio será manter o legado e aumentá-lo ainda mais, por isso minha resposta é sim.

PWInsider: Esta resposta pode surpreender algumas pessoas, mas sim, acho que ela consegue. A Stephanie é uma mulher inteligente com grande ética no trabalho.Depois ela também tem a vantagem de não achar que ela tem de ser o início e o fim de tudo na parte criativa da WWE como o pai faz. Ela parece ser o tipo de pessoa que se vai cercar de pessoas inteligentes que conheçam a indústria e que possam utilizar os seus talentos certamente melhor do que o seu pai faz. O Vince precisa que tudo passe por ele. Acho que a Steph não vai ser tão controladora, vai delegar muitas tarefas, o que pode vir a ajudar o produto final. Deve haver gente que trabalha para a WWE nesta altura com boas ideias para storylines mas sem hipóteses de as porem em prática porque o Vince domina o processo. Talvez com a Stephanie isso mude. Qualquer coisa é melhor do que aquilo que o Vince tinha mostrado na Raw tempos atrás.


Ainda neste panorama, imaginas que a WWE governada por Hunter e Steph será como ? Que erros graves eles podem cometer?
Johnmds: A WWE governada por ambos será mais aberta, sem tantas restrições, como o PWI disse na pergunta transacta. A filha do Vince deverá ser uma espécie de Dixie Carter que, sem grandes experiências no pro-wrestling - além de viver perto de pessoas que as tem - contará com subsídio de Triple H, com sua vasta história na modalidade. Todos grandes erros que antevejo dão-se no booking. Esta nova dinámica de menores regularidades na empresa pode ser ruim, ao ponto das historylines serem enfadonhas e tal. Espero que Trips não fique abusando de sua autoridad enos balneários, auto-elevando-se à frente das câmaras, da mesma forma.

PWInsider: Essa é uma pergunta difícil. Uma coisa que me agrada na ideia é que o Triple H é um «filho da escola». Ele é um fã de wrestling, adora esta industria e por isso não o vejo a tentar fazer da WWE uma novela ou uma comédia para televisão, descurando a parte do ringue. O Triple H vai querer ver um programa de wrestling. O grave erro que consigo imaginar eles a cometerem será se o Triple H ainda lutar e continuar a elevar-se a si próprio mesmo depois da sua capacidade de «vender» já estar ultrapassada.
Um dos grandes ícones hardcore de todos tempos aposentou-se. Tommy Dreamer já não se encontra no activo nas empresas mais visionadas de wrestling, mas sempre será lembrado. Ele pode não ser múltiplas vezes campeão mas seu legado sob regras extremas viverá. Achas que a WWE agiu mal em despedi-lo, tendo ele bastante fans ?

Johnmds: O Tommy Dreamer pode não ser nenhum perito em singles match mas o sujeito tinha uma base significativa de fãs e saí-se demasiadamente bem em hardcore matches. Comparando-o a Jeff Hardy que apresenta quase as mesmas proeminências, tendo ele um pouco de falta de aptidão no ringue, mas compensando-a em hype. Para concluir, digo que se a ECW continusasse sendo Extreme, Dreamer teria saido-se muito bem.
PWInsider: Concordo, ainda que o Dreamer não esteja sozinho na lista de wrestlers mal aproveitados pela WWE. O Dreamer nunca teve uma chance para brilhar, mesmo que a WWE soubesse que ele tinha essa base de fãs que tu referiste. Depois a ECW voltou e o Dreamer passou para lá. Ele fez tudo o que a WWE esperaria que ele fizesse e esteve sempre over com os fãs, mas o Vince nunca planeou que a ECW fosse a ECW, por isso seria uma questão de tempo até o Dreamer ser empurrado para o low-card. Para mim, foi um grande desperdício. Acho que ele vai acabar por ir para a TNA para fazer de novo o que ele mais gosta. No entanto tenho de elogiar a WWE por ter permitido que ele fizesse o discurso de despedida. Foi muito bom e a WWE é perita nisso.
Vladimir Kozlov e Ezequiel Jackson são dois sujeitos que apresentam grandes qualidades na sua faixa de peso. Ambos formaram um trio na extinta ECW, adjuntos à William Regal. Neste período, eles obtiveram muito sucesso, mas acabaram por separar-se. Actualmente, tanto um como o outro estão em péssimas condições. O russo encontra-se na Monday Night RAW, ficando mais conhecido por aparições no WWE Superstars. Já o último ECW Champion de sempre está contundido, também não tendo grandes vislumbrações à sua frente. Achas que foi precipitada a separação dos dois ?
Johnmds: Absolutamente. A ECW acabou por não prosseguir e, sem esta brand "de desenvolvimento", ambos ficariam em pior estado do que agora vivem. O jeito foi apostarem em ambos no cenário individual, onde apresentam maiores propensões à singrarem.
PWInsider: Honestamente, não. As tag teams significam muito pouco para a WWE quanto são compostas por tipos ainda não estabelecidos, por isso eles nunca teriam um grande push. Não sei o que pensam fazer com o Kozlov nesta altura porque ele já teve a sua oportunidade, mas o Big Zeke vai ter um bom push individual, espero. Ele tem muito potencial.
O irmão mais velho de Jeff Hardy, Matt Hardy, tem muito talento. O lutador pode não ser uma perfeição no que mic skills dizem respeito mas o factor ring lhe é assentado na totalidade. Pensas que lhe falta o que para ser Main Event, tendo Jeff Hardy erros ao microfone e mesmo assim tendo sido World Champion ? Pensas que ele pode ir para a TNA, junto de seu consanguíneo ?
Johnmds: Eu estava esperando coisas significativas desta interação de Matt com Drew McIntyre mas, pelo visto, tudo foi-se. Creio que falta estilo ao Homem que Nunca diz-se Morto. Como a própria pergunta refere - e eu acrescento que Jeff é pior que Matt no ringue -, o irmão dele, Ultimate Enigma, tem também falta de mic skills mas, mesmo assim, foi World Champion. No entanto, o RiskTaker tem maior carisma, com sua roupa, estilo de drogado - sorry - e tal. Falta para Matt algo que possa lhe diversificar dos outros, afora o taunt. Uma ida para a TNA seria disperdício, porque a empresa de Dixie usaria-o da mesma forma que a de Vince o faz.
PWInsider: Se te estás a referir a um push relacionado com o título mundial, não sei se alguma vez o Matt o irá ter. A WWE fica satisfeita por tê-lo imediatamente abaixo do main-event. Quanto a uma ida para a TNA, ele não mostrou nenhum interesse em ir para lá, por isso, até isso acontecer, ele parece feliz na WWE. Tenho a certeza que a TNA adoraria tê-lo (e à sua base de fãs)
John Cena é criticado. Dizem que o tipo permanece muito tempo no Main Event, tem um cartel de golpes muito reduzid. Ora, se me permitem, isto compara-se à Hulk Hogan. O Senhor Bollea também, na minha opinião, manteve-se anos na ribalta, detendo campeonatos, mesmo tendo uma evidente falta de qualidade em ringue. Na tua opinião, por que então criticam demasiadamente o Cena, sem nunca citar o Hulkster ?

Johnmds: Ambos não são peritos em técnica e também os tempos são diferentes. O período de Bollea necessitava de um herói nacional, enquanto hoje já não. Quando Hogan ameaçou deixar a WWF em favor do cinema, Vince construi inúmeros outros sujeitos no Main Event. Já na actualidade, em duas brands, o número fica escasso e, tendo boas apostas em já consolidados, o booking acaba sempre voltando ao mesmo ponto. Ambos tem qualidade, querendo ou não por isso, primeiramente, as críticas deveriam findar-se antes mesmo de começar.
PWInsider: Primeiro, já antes muita gente se queixava. Quando o Hogan era extremamente popular na WWE, no final dos anos 80, muitos fãs viraram-lhe as costas porque cansaram-se de o ver. A promoção do Jim Crokett ganhou muitos fãs por causa disso (Eu sei, porque eu era um deles). O ponto principal é que não interessa quem está no ponto mais alto, porque depois de algum tempo as pessoas cansam-se de o ver sempre lá. Parte dos motivos pelos quais a Attitude Era construiu aquela aura estão aí. Havia um misto de pessoas no topo do card, não era só um. Outra coisa, o John Cena não é o Hulk Hogan. Nem sequer está perto. Um coisa é teres de engolir mês após mês um dos melhores de todos os tempos. Outra coisa é seres forçado a ver o John Cena. Outra coisa a considerar é a frequência dos PPV’s. Na era do Hogan a WWE não fazia um por mês, por isso mesmo que fosse sempre o Hogan o cabeça de cartaz não tinhas de o gramar 12 ou 14 vezes por ano, como acontece com o Cena.
Nesta factor da falta de Main Eventers, surge um sujeito deveras dito com talento, que nunca teve uma oportunidade à ouro de calibre principal. Falo de Montel Vontavius Porter, um grande wrestler técnico que, como heel é uma força bruta a ser batida por inúmeros gajos da ribalta. MVP já foi USA Champion e Tag Team Champion, mas estes títulos são secundários, portanto, ele precisa de mais. Achas que, algum dia, ele será campeão mundial?
Johnmds: É difícil. Na SmackDown e com um booking que aposta em talentos talvez, mas mesmo assim é deveras complicado.
PWInsider: Não vejo motivos para baixar a fasquia, desde que ele continue a comportar-se porque não darem-lhe pelo menos uma ligeira corrida ao título, mas não acredito que isso aconteça num futuro próximo. Neste momento eu ainda estou surpreendido por não lhe terem dado um push sólido, mas se calhar sou só eu.
[Créditos: PWInsider Q&A/bGW FAQTradução Kamisas]
P.S. Para a quinzena espero voltar com a fórmula habitual.

Etiquetas:



Enviar um comentário