HOME |  EQUIPA |  AGENDA |  LINKS |  CONTACTO                 

As linhas de outros dias - DirtCrit
Post por "The Icon" Kapitas
"Simbologia! Define-se como o uso de símbolos para representar emoções e/ou ideias. Em Psicoanálise, Freud e C. Jung, afirmaram que os símbolos não eram do pensamento mas sim a capacidade da mente humana de guardar e utilizar informação. Para isso a mentalidade cria associações, relações, conexões entre diferentes símbolos atribuindo-lhes um eventual significado. Este ramo é importante na religião, sendo que alguns indivíduos, consideram a religião nada mais do que um conjunto de interpretações de símbolos sagrados religiosos.

Provavelmente depois desta breve definição, devem estar a questionar-se sobre o porquê ou a relação entre a simbologia e o wrestling, já que é este o tema a que devo estar subordinado, não fosse o blogue intitulado Wrestling Alliance. Pois bem, depois do meu trabalho de pesquisa ficarão admirados com a quantidade de interpretação simbólica que se pode retirar dos mais simples factos do wrestling profissional, em particular da WWE (empresa na qual me foquei).

Antes disso, dar-vos-ei alguns exemplos da simbologia no mundo actual. Certamente já repararam nisto:

- Anjo – Representação simbólica do bom e do mau espírito em religiões mundiais.
- Sapo – Simbolo de fertilidade em muitos países
- Amuleto – Objecto que carrega boas energias; boa-sorte
- O Selo dos EUA – Detentor de fortes simbolos maçónicos como Pirâmide, Águia que significam, basicamente, a ascenção a Deus do Homem.
- Carta Astral/Horoscopo

Agora algo muito mais curioso:
- New York City tem 11 letras
- Afghanistan tem 11 letras
- Ramisin Yuseb (homem responsável pela destruição das Torres Gémeas) tem 11 letras
- George W Bush tem 11 letras.
- New York é o 11º estado assim como o numero 11 é o número do primeiro voo que embateu nas Torres, que levava 92 passageiros (9+2=11); o voo 77 levava 65 passageiros (6+5=11); a tragédia sucedeu a 11 de Setembro (9/11 – 9+1+1=11); o dia é igual ao numero de emergência, nosso 112, 911; 254 vitimas (2+5+4=11); e a lista continua. Só mais um, quantas letras acham que tem Barack Obama? ;)

Tais dados são exemplos da utilização de simbolos, no caso letras ou números, utilizados muito frequentemente pelos sujeitos que criam as chamadas teorias da conspiração. Assim, com tudo já explicitado, vamos nós aos Símbolos e o Wrestling.

Simbologia Nominal. Essa é a que vou utilizar numa primeira aproximação. Para tal, procurei 4 palavras que definem a WWE, incluindo a abreviação da empresa.



• WWE: 5+5+5 – 15 – 6
• Vince McMahon: 4+9+5+3+5+4+3+4+1+8+6+5 - 57 - 12 – 3
• Wrestlemania: 5+9+5+1+2+3+5+4+1+5+9+1 – 50 – 5
• Diva: 4+9+4+1 – 18 – 9

E agora o significado dos números:
• WWE com o 6 representa a lenda. Representa a harmonia, o equilíbrio, a sinceridade, o amor, e a verdade. Mostra soluções de uma maneira calma. Invoca a diplomacia em matérias subtis. Compaixão, misericórdia e luminosidade são outras características. Curioso não é? A companhia tinha que deter o nome WWE, que significa exactamente o que a própria empresa busca obter do público para alcançar audiências e sucesso.
• Vince McMahon, presidente da WWE detém o número 3. Magia, intuição, reprodução, versatilidade, criatividade. Representa o Passado, o Presente e o Futuro (exactamente o que Vince deseja na Empresa e no seu público). Tentação de obter/criar, perseguir novas aventuras, necessidade de ajuda de outrem para o sucesso. Basicamente, recompensa e sucesso são as características do número 3. Mais uma vez curioso não é? Os símbolos numéricos por detrás do nome do presidente da maior empresa de wrestling profissional, representam sucesso, recompensa, criatividade, reprodução (de talento) e o identificador de tempo.
• Wrestlemania detém 5. O maior espectáculo a seguir ao Super Bowl, possivelmente, representa, muito curiosamente, viajem, aventura, e acção. Instabilidade, imprevisibilidade, mudanças radicais e primitivas. O maior show da WWE significa simbolicamente exactamente o que nós imaginamos que a Wrestlemania tem de possuir: imprevisibilidade, aventura e acção.
• Diva corresponde ao número 9. Surpresa das surpresas. O número 9 corresponde, simbolicamente, a atracção, satisfação, dever cumprido, poder intelectual, invenção, influência em situações ou ocorrências, procura a mudança positiva pessoal ou colectiva. Possível discurso de uma Diva não? E até de muitos fans, da generalidade digamos…

Mas tal não acaba aqui.



• Na WWE existem, 11 Títulos (Três Mundiais, Dois Femininos, Dois Secundários e 4 de Tag Team). O número 11 representa o puro, a visão, a ambição, o equilíbrio, a invenção, ideais elevados. Justiça, tacto, dualidades, confirmação de manter a integridade, elevar o espírito de auto-projecção, reafirmar e restabelecer princípios. Mais uma vez, parece-me que a coincidência de existirem exactamente 11 titulos corresponder muito bem ao significado simbólico do próprio número.
• Existem também quatro shows: Monday Night RAW, Extreme Championship Wrestling, WWE Superstars e Friday Night Smackdown. 4 representa a suavidade de todas as coisas, invoca tudo o que é terrestre (4 estações, 4 direções, 4 elementos), tudo o que é sólido e significado de casa. Persistência e perseverança são outras características. Apropriado significado uma vez que, estes 4 shows são os alicerces da WWE, a raiz desta e de todo o wrestling profissional, ou quase todo perdoai-me os fans de federações independentes.
• 92! Esse é o número de Superstars e Divas nos quatro shows da WWE. Surpresa das surpresas 92 é também o número de químicos estáveis conhecidos até agora, significando o poder de todo o que é material e detentor de importância. Significado algo relevante da existência desse número de wrestlers.

Não obstante, não pensem que tudo se prende a números, aliás muito pelo contrário.



O ringue da WWE tem a forma de um quadrado como devem já ter reparado. Pois bem, o quadrado representa o estrutural, o estável, a fundação, o básico, a comunidade, o elementar, o pragmático, a direcção, integridade, dependência. E ainda, o angelical, o divino, o humano e o demoníaco. Interessante não é? Para além de todas aquelas características que assentam que nem uma luva no desporto que tão atentamente acompanhamos, estas ultimas quatro representam perfeitamente o baby face, o heel, a plenitude e perfeição da execução de movimentos que se faz no quadrado e ainda é tudo feito por? Humanos. O quadrado implica ainda três passos: implementar um plano; aplicá-lo; e transformar ideias/pensamentos numa realidade. E o que fazem superstars, divas, general managers, announcers, e qualquer outro wrestler num ringue quadrado? Isso mesmo. O quadrado é a forma perfeita na qual este desporto pode ser realizado,

Este quadrado está bem evidente, não só delimitado pelos quatro postes mas por 12 protectores (3 em cada poste). 12 é o número do que completa, que forma um todo, um conjunto harmonioso, simboliza o tempo e o espaço, símbolo material e alimentar (12 pães partidos por Jesus Cristo na Ultima Seia; 12 apóstolos). Representa ainda a capacidade criativa.

Numa segunda aproximação, toda a gente identifica a RAW e a Smackdown por 1 factor simples. A sua cor. RAW é a brand VERMELHA e Smackdown a brand AZUL. Assim:

• Vermelho representa o sangue e o fogo, a energia, guerra, perigo, força, poder, determinação, paixão, desejo, amor. Cor intensa; desperta o metabolismo humano, aumenta a velocidade da respiração bem como o aumento da pressão sanguínea.
• Azul representa o profundo, estável, lealdade, confiança, verdade, sabedoria, inteligência, céu, divino. Benéfico para corpo e alma, produz uma sensação de calma.

Surpreendidos? E se eu vos dissesse, que a própria vestimenta de certas Superstars está cheia de representações simbólicas? Já repararam certamente na máscara de Mysterio, no fogo de Kane e na Cruz Celta de Sheamus!




 Sheamus’ Celtic Cross: Honra, Fé, Ascensão, Esperança, Vida, Navegação, Natureza, Próprio, Deus/Deusa, totalidade. Características que assentam muito bem no “Guerreiro Celta” Sheamus. De notar, a ascensão a Campeão da WWE, de aparentar ser um Deus, e da totalidade de talento que possui.
 Máscara de Rey Mysterio: Adaptabilidade, desconfiança com o próprio corpo utilizando algo que nos faz sentir melhor e capazes. Sendo Rey Mysterio um constante “underdog” faz todo o sentido. De notar que devido às raízes mexicanas de Rey Mysterio no wrestling, esta simbologia pode não estar de todo correctas, ou precisas.
 Fogo de Kane: Sucintamente, energia, poder, criatividade, autoritarismo, acção, paixão. Mais uma vez, características perfeitas para alguém como Kane.

E agora, como diria, apresento-vos a cereja do topo do bolo. Como sabem, Segunda-feira começa as aulas! Não estou a brincar, Segunda-feira assinala a data em que Bret Hart regressa após, esperem, 12 anos () de ausência à WWE. Data essa que é 4 de Janeiro de 2010, isto é 04/01/2010. Ou seja, 4+1+2+1 – 8. O número 8 representa: sucesso, bem-estar, continuação, ciclo, aumenta com o tempo criando uma possível revolução; ímpeto. Excelente data para o regresso de Bret Hart, não concordam?



Depois disto tudo, ainda há alguém que possa dizer que o Wrestling está desprovido de significado? Fora de brincadeiras, espero que tenha contribuído para o acréscimo das vossas curiosidades em simbologia e no wrestling."

texto original por DirtCrit em 2 de Janeiro de 2010 Flying Wrds #16 [artigo original aqui]

Etiquetas:



Enviar um comentário

 





Blogger Fábio Miguel comentou:
Bem me parecia que já tinha lido nalgum sitio.
Texto bastante interessante :D
22 de junho de 2010 às 16:09  
Blogger El Mago comentou:
Espectacular.. muito interessante
bom artigo ;)
23 de junho de 2010 às 17:29  
Anonymous Anónimo comentou:
o titulo da ecw ainda conta?
e o show da ecw tamb´´em?
25 de junho de 2010 às 00:34